Candidato propõe uma “roupagem nova” nas escolas
A campanha de Marçal Filho (PSDB) em Dourados, indica que uma das principais prioridades do candidato a prefeito é a qualidade do ensino público. Desde que começou a levar suas propostas à população, ele vem destacando pontos programáticos que exigirão uma nova política pública para elevar o nível do aprendizado.
Entre os itens definidos por Marçal estão a política de valorização dos educadores, a ampliação da oferta de vagas em Ceims (Centros de Educação infantil) e a revitalização das escolas municipais. Ele afirma que há 15 anos não é feita a revitalização dos estabelecimentos escolares. “Um dos maiores problemas são as instalações elétricas. Elas são antigas e não suportam vários ares condicionados ligados juntos. Com as ondas de forte calor há sobrecarga de energia e os danos acontecem, é preciso consertar isto com urgência”, diz o candidato.
Marçal propõe uma “roupagem nova” nas escolas. “Precisamos deixar os ambientes escolares mais agradáveis, valorizar os profissionais da educação e estabelecer um trabalho coordenado entre os representantes das escolas, as secretarias de Educação e de Saúde para atender os estudantes, especialmente com relação à saúde bucal e crianças neuroatípicas”, citou. Outro desafio é a falta de vagas nos Ceims.
Ele aponta ainda uma contradição: três prédios (Parque do Lago II, Vila Erondina e Jardim Vitória) estão com obras paradas há uma década, sendo necessário resgatar no governo federal os recursos para a retomada dos serviços. Para acompanhar o desenvolvimento do ensino, Marçal Filho também propõe o monitoramento e a transparência dos indicadores nos diversos eixos da educação, dando publicidade dos diagnósticos e dos resultados, sempre com a participação democrática da comunidade escolar.