Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão preventiva, busca e apreensão e bloqueio de contas bancárias
Uma operação de grande porte deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso nesta quinta-feira (29) desarticulou uma organização criminosa que recrutava adolescentes para o tráfico de drogas em diversos estados brasileiros. A operação, batizada de “Highway”, resultou no cumprimento de 35 mandados judiciais em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Alagoas.
As investigações tiveram início em fevereiro de 2023, após a apreensão de adolescentes transportando drogas em Cuiabá e Presidente Prudente (SP). A partir desse ponto, os policiais descobriram um esquema criminoso liderado por Luciano Mariano da Silva, conhecido como “Marreta”, um detento da Penitenciária Central do Estado (PCE) de Cuiabá.
O líder criminoso mirava adolescentes para o transporte de entorpecentes e contava com ajuda de detentas de Mato Grosso do Sul.
“Detentas da Unidade Prisional Feminina no Mato Grosso do Sul também instruíam adolescentes sobre como realizar o transporte de drogas, por meio de táxis e caronas com caminhoneiros, buscando sempre a captação de novos adolescentes para o trabalho ilícito”, diz nota da PCMT (Polícia Civil de Mato Grosso).
De acordo com as investigações, “Marreta” ordenava a captação de adolescentes para o transporte de drogas, utilizando-os como “mulas”. Detentas de unidades prisionais de Mato Grosso do Sul também estavam envolvidas no esquema, orientando os menores sobre como transportar os entorpecentes de forma segura, utilizando táxis e caronas com caminhoneiros.
A operação “Highway” recebeu esse nome em referência ao modo de transporte utilizado pelos criminosos, que utilizavam as rodovias brasileiras para distribuir drogas de Cuiabá para outras regiões do país, como o Sudeste e o Nordeste.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão preventiva, busca e apreensão e bloqueio de contas bancárias. Diversos materiais relacionados ao tráfico de drogas foram apreendidos, como celulares, documentos e dinheiro.
A desarticulação dessa organização criminosa representa um duro golpe ao tráfico de drogas em Mato Grosso e em outros estados. A ação da Polícia Civil demonstra a importância de combater o crime organizado e proteger os jovens que são aliciados para o mundo do crime.