Paulo Cupertino matou ator e os pais dele em 2019; em sua fuga, o assassino passou por várias cidades de MS
A redução da pena de Paulo Cupertino Matias, condenado pelo assassinato do ator Rafael Miguel em 2019 e de seus pais teve pena reduzida no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) . Essa redução se deu em um processo separado, envolvendo o uso de um documento falso para tentar tirar o título de eleitor.
A redução da pena pode gerar indignação e questionamentos sobre a justiça, especialmente considerando a gravidade do crime original.
A decisão judicial pode gerar debates sobre a aplicação das leis, os critérios para redução de pena e a ressocialização de criminosos.
Por outro lado, a decisão também pode ser vista como uma garantia dos direitos do réu, como o direito à defesa e à reavaliação da pena.
Na condenação original, Paulo teria de pagar quatro salários mínimos e valor de 15 dias-multa com valor diário de 1/30 do salário mínimo, além de um ano de reclusão em regime aberto.
O desembargador Carlos Eduardo Contar acolheu parcialmente os argumentos do réu e fixou a pena em dois salários mínimos e cinco dias-multa no mesmo valor.
Essa é o segundo relaxamento de sentença de Cupertino por usar documentos falsos. Em 2023 , Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) negou parcialmente o recurso da defesa dele e manteve sua condenação por falsificar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os desembargadores, no entanto, decidiram substituir sua pena de 2 anos de prisão nesse crime, em regime aberto, por medidas alternativas.
Em Mato Grosso do Sul, Paulo Cupertino Matias “nasceu de novo” como Manoel Machado da Silva. Ele conseguiu a nova identidade em Rio Brilhante – cidade a 161 km de Campo Grande e a 292 km de Eldorado, seu último paradeiro no Estado –, com base em documento apontado como de “falsidade absoluta” pela Justiça sul-mato-grossense.
Triplo assassinato e captura
Rafael Miguel, 22 anos, e os pais, João Alcisio e Miriam Selma, foram assassinados a tiros no dia 9 de junho de 2019, em São Paulo. A família foi surpreendida por Cupertino ao chegar à casa da namorada do ator, filha do comerciante. O pai da jovem não aceitava o relacionamento.
Depois de se esconder em endereços no Brasil, Paraguai e Argentina, Cupertino foi preso em hotel no Jardim Mirian, na zona sul de São Paulo.