Azambuja e Paulo Duarte “batizam” chapa que acende projeto de renovação no quarto maior município de MS
Com uma população próxima dos 100 mil habitantes e cerca de 68 mil eleitores, Corumbá é o quarto maior município de Mato Grosso do Sul. No próximo dia 21 de setembro completará 246 anos de fundação, com seu povo diante de um objetivo cada vez mais desafiador: ter um modelo de gestão à altura de suas potencialidades, capaz de atender demandas antigas e atuais, entre elas uma política pública que ofereça soluções para amplas oportunidades sociais e econômicas.
Este objetivo é agora o grande motivador da disputa pela prefeitura, segundo o médico e ex-vereador Gabriel de Oliveira, o Dr Gabriel (PSB), e a ex-deputada federal Bia Cavassa (PSDB). Eles formam a chapa disposta a mudar os rumos políticos e gerenciais instalados pelo prefeito Marcelo Iunes. “Queimado” na fogueira de um mandato desastroso e sob denúncias do Ministério Público, Iunes perdeu o crédito do PSDB, partido pelo qual se elegeu, e tenta fazer como sucessor seu compadre e ex-secretário de Governo, Luiz Antônio Pardal.
Acostumado a jogar em vantagem desde quando era vice e assumiu a titularidade com a morte do prefeito Ruiter Cunha, em 2017, Iunes opera alucinadamente para reagir aos estragos que os avanços da oposição vêm causando aos seus projetos políticos. Sem poder disputar a reeleição pela segunda vez, seu maior sonho é conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026. Para isto, no entanto, precisará conter o crescimento da adesão popular à principal chapa concorrente.
Este desempenho na busca de apoio dos eleitores ficou ainda mais nítido na última quarta-feira (31), quando a Convenção do PSDB Cidadania aclamou os nomes de Dr Gabriel e Bia com maiúsculo apoio de diversos segmentos políticos, econômicos e sociais corumbaenses e forte presença da comunidade. O evento reuniu figuras de peso na vida pública local e estadual, entre elas o ex-governador Reinaldo Azambuja e o deputado e ex-prefeito Paulo Duarte, presidentes regionais do PSDB e PSB.
ARTICULAÇÃO VITORIOSA
Azambuja e Duarte lideraram os entendimentos para garantir os dois partidos no mesmo palanque e neutralizar as armações de Iunes na tentativa de inviabilizar a formação de uma aliança rival tão competitiva. Afinal, além dos desgastes que vem acumulando, o prefeito sabe que Pardal, seu apadrinhado, que nunca se submeteu ao teste das urnas, enfrentará uma dupla de reconhecido prestígio na cidade.
Dr Gabriel foi o vereador mais votado em 2016, com 2.063 votos. Em 2020, ficou em terceiro lugar na disputa sucessória, com 9.321 votos. E em 2022, concorrendo a deputado estadual, teve o substancial apoio de 9.448 eleitores. É um respeitável histórico de votações que o fizeram um dos mais competitivos candidatos.
Já Bia Cavassa, viúva de Ruiter Cunha, um dos prefeitos de maior popularidade da história local, candidatou-se a deputada federal em 2018 e ficou na segunda suplência, com 17.834 votos, votação que a credenciou a ter seu nome incluído entre as lideranças aptas a entrar no jogo sucessório. Este status cresceu em janeiro de 2019, ao assumir o mandato de deputada federal, com o licenciamento de Tereza Cristina e do primeiro suplente Geraldo Resende.
Estes detalhes foram devidamente avaliados por Azambuja e Duarte no andamento das tratativas pré-eleitorais. O anseio dos corumbaenses por soluções inovadoras na gestão do município também foi muito valorizado, assim como a insatisfação popular cristalizada durante os mais de seis anos e meio com Iunes no poder. O panorama, portanto, indica que haverá uma disputa quase plebiscitária, entre uma chapa que chega com a proposta de mudar e outra querendo conservar o atual cenário administrativo e político de Corumbá.
Na Convenção, o prestígio de Dr Gabriel e Bia ficou demonstrado pela maciça participação de representantes sociais, políticos e comunitários, além do envolvimento de importantes lideranças. Além de Azambuja e Paulo Duarte, foram abraçar Gabriel e Bia Cavassa, além de reiterar seu envolvimento na campanha, o ex-governador André Puccinelli (MDB), o os deputados estaduais Pedrossian Neto (PSD); Jamilson Name e Mara Caseiro (PSDB); o vice-prefeito Dirceu Miguéis; vereadores e dirigentes partidários municipais.