O maior avião produzido na América Latina, o KC-390 consegue lidar com voo em baixa altitude, baixa velocidade e elevadas temperaturas
O avião KC-390, da FAB (Força Aérea Brasileira), usado pela primeira vez no combate aos incêndios no Pantanal já lançou mais de 48 mil litros de água, sobre os focos no bioma. Os lançamentos ocorreram durante 4 voos, realizados neste sábado (29). Outros dois voos serão realizados, neste domingo (30).
Ao todo, só ontem, foram empregadas 2h55 de voo, conforme a FAB. Desde que foi empenhada na região, nessa sexta-feira (28), a FAB já realizou cinco voos em apoio ao combate dos incêndios.
O trabalho está sendo realizado pelo 1º GTT (Primeiro Grupo de Transporte de Tropa) – Esquadrão Zeus que opera do Aeroporto Internacional de Corumbá.
Imenso
O maior avião produzido na América Latina, o KC-390 consegue lidar com voo em baixa altitude, baixa velocidade e elevadas temperaturas. A aeronave chegou ao Pantanal após quase 700 mil hectares terem sido consumidos pelo fogo neste ano, conforme dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Além do combate a incêndios florestais, o cargueiro KC-390 é destinado a missões como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento.