A delegada responsável pelo caso, Cynthia Gomes, informou que ainda vai ouvir os familiares, mas que já descartou a possibilidade de maus-tratos ou abandono
Um menino de apenas 2 anos de idade foi encontrado sozinho na BR-060, em Sidrolândia, a 71 km de Campo Grande, na tarde da última quarta-feira (19). A criança, que estava apenas de cueca, foi localizada por motoristas que passavam pela rodovia e a levaram até o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mais próximo.
Segundo a Polícia Civil, o menino caminhou por cerca de 3 km sozinho antes de ser encontrado. A família da criança mora em uma fazenda a cerca de 3 km do local onde ele foi encontrado. A mãe do menino relatou que ele saiu de casa para ir ver o “papai” na outra casa da propriedade, e que ela acreditava que ele estivesse com o pai, mas quando foi procurá-lo, não o encontrou. A família então iniciou buscas desesperadas pelo menino, até localizá-lo na viatura da PRF.
A delegada responsável pelo caso, Cynthia Gomes, informou que ainda vai ouvir os familiares, mas que já descartou a possibilidade de maus-tratos ou abandono. “Vamos ouvir apenas para saber o que aconteceu, se foi negligência ou algo inesperado. Mas, graças a Deus não teve um desfecho ruim, a criança não foi lesionada e não tem indícios de abandono”, disse a delegada.
O caso serve como um lembrete da importância da vigilância constante com as crianças, especialmente em áreas rurais. É fundamental que os pais e responsáveis estejam sempre atentos ao paradeiro das crianças e adotem medidas para evitar que elas se percam ou se coloquem em situações de risco.
Abaixo, algumas dicas para evitar que seu filho se perca:
- Ensine seu filho seu nome completo, endereço e número de telefone.
- Converse com seu filho sobre os perigos de se afastar de casa ou de pessoas que ele não conhece.
- Combine um ponto de encontro com seu filho caso ele se perca.
- Mantenha o número de telefone da polícia e do Conselho Tutelar sempre à mão.
- Ensine seu filho a pedir ajuda a um adulto de confiança se ele se sentir perdido ou em perigo.