Durante o desfile, foi assinada a autorização para a construção do aeroporto municipal
Na celebração do centenário da cidade de Maracaju, localizada a aproximadamente 140 km de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, a população recebeu novos investimentos do Governo Estadual. Entre esses investimentos está a construção de um aeroporto para a cidade, um projeto que estava em planejamento desde 2015.
No último sábado, o governador Eduardo Riedel esteve em Maracaju durante todo o dia, participando de uma série de eventos que incluíram a entrega e o lançamento de obras, bem como a participação no tradicional desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade.
Durante o desfile, foi assinada a autorização para a construção do aeroporto municipal, com um investimento de R$ 17,5 milhões. A proposta é que o aeródromo de Maracaju tenha uma pista de pouso e decolagem de 1.700 metros por 30, cercamento com alambrado operacional padrão ICAO (International Civil Aviation Organization – Organização da Aviação Civil Internacional, em inglês), taxiway e pátio.
Participar desta celebração dos 100 anos é uma emoção pessoal, pois sou filho desta terra. Realizamos diversas inaugurações e lançamentos de obras neste município em pleno crescimento. Além das obras físicas, é crucial olhar para o futuro, pois este município tem muito a oferecer“, declarou o governador.
O prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan, expressou gratidão pela parceria com o Estado, que resulta em benefícios diretos para a população. “Tivemos uma agenda extensa neste dia especial, com o lançamento de obras significativas. Assim, continuamos a construir um município cada vez melhor. É uma alegria ser o gestor neste centenário, o que aumenta ainda mais nosso comprometimento”.
Em 2023, o Governo do Mato Grosso do Sul, através da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seilog), contratou a empresa Egetra Engenharia para elaborar um projeto executivo de engenharia que servirá de base para a construção de um aeródromo em Maracaju. O investimento nesse projeto foi de R$ 211,7 mil.
Segundo dados do ROTAER Digital, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o atual aeródromo de Maracaju tem uma pista de grama de cabeceiras 01 e 19, com 800 metros de comprimento por 30 de largura.