Instrumentos importantes para superar a situação de vulnerabilidade social, o ensino e a qualificação profissional estão fazendo a diferença no Estado
O investimento em educação e qualificação profissional tem feito a diferença no Mato Grosso do Sul, impulsionando o estado para posições de destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Entre os 10 municípios da região Centro-Oeste com melhor desempenho no pilar Capital Humano, quatro são sul-mato-grossenses: Campo Grande (1º), Dourados (2º), Três Lagoas (4º) e Corumbá (8º).
Esse resultado positivo reflete o compromisso do governo estadual com a erradicação da pobreza extrema, com foco na qualificação e inserção da população no mercado de trabalho. O governador Eduardo Riedel enfatiza a importância de ir além da transferência de renda, promovendo a autonomia e a cidadania plena dos cidadãos.
Um dos principais programas do governo nesse sentido é o MS Qualifica, que já capacitou 144 mil pessoas em 2023, com um investimento de R$ 10 milhões. Entre as iniciativas do programa, destacam-se o Voucher Transportador, que beneficia mil profissionais do setor de transporte, e o Voucher Desenvolvedor, que qualifica técnicos em desenvolvimento de sistemas e software para atender às demandas do mercado.
O superintendente de Gestão Estratégica, Thaner Castro Nogueira, ressalta que o desempenho dos municípios sul-mato-grossenses no ranking está alinhado com o resultado alcançado pelo estado, que figura em 3º lugar no país no pilar Capital Humano. Esse sucesso é atribuído a diversos fatores, como os programas de qualificação da Funtrab (Fundação do Trabalho de MS) e da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Thaner também destaca “a relação entre geração de emprego e combate à pobreza, uma das prioridades do governo estadual. Naturalmente, a população empregada tende a se afastar da faixa de vulnerabilidade social”, afirma.
O relatório do CLP corrobora a importância do pilar Capital Humano para o crescimento dos municípios. Segundo o documento, a qualificação da mão de obra é essencial para aumentar a competitividade, a produtividade da economia e o desenvolvimento social.
O investimento em educação e qualificação profissional demonstra o compromisso do Mato Grosso do Sul com a construção de um futuro promissor para seus cidadãos, impulsionando o estado para um patamar cada vez mais alto de competitividade e desenvolvimento.
O Centro de Liderança Pública (CLP) é uma organização suprapartidária que atua no engajamento da sociedade civil e no desenvolvimento de líderes públicos para enfrentar os desafios mais urgentes do Brasil.