Estado e Município ajustaram ações conjuntas para manter o serviço de pronto atendimento.

Por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o governo de Mato Grosso do Sul alinhou com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas um elenco de ações para garantir a continuidade dos serviços do PAM (Pronto Atendimento Médico), do Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé.
Segundo a secretária estadual de Saúde em exercício, Crhistinne Maymone, foi ajustado um alinhamento técnico com a gestão municipal.
A secretária explicou que a decisão foi construída de maneira conjunta, considerando as demandas apresentadas pelo Município, bem como diante da necessidade de garantir assistência adequada e contínua à população da região.

O encontro entre dirigentes e técnicos do Estado e do Município foi na semana passada, em Campo Grande, na sede da secretaria. Além de Crhistinne Maymone, participaram do encontro o superintendente de Governança Hospitalar da SES, Edson da Mata; a diretora-geral do hospital, Letícia Carneiro; o diretor-técnico Marllon Nunes; a secretária municipal de Saúde, enfermeira Juliana Rodrigues Salim e a diretora-geral de Saúde do Município, Jamila de Lima Gomes.
Eles avaliaram o funcionamento da rede e pactuaram a manutenção do serviço, com ajustes que ainda serão detalhados de forma integrada. “O nosso foco é garantir que a população tenha acesso ao atendimento de forma organizada e eficiente, em diálogo permanente com os municípios e responsabilidade na gestão da rede”, disse Crhistinne.
Ela ressaltou que o Hospital Regional da Costa Leste segue como unidade estratégica para a rede pública estadual, no atendimento de urgência e emergência e no fortalecimento de especialidades de média e alta complexidades.
Para o governo, é essencial garantir que a organização dos fluxos assistenciais continue sendo aprimorada, tendo o apoio do Complexo Regulador Estadual, e garantindo que cada paciente seja encaminhado conforme a necessidade clínica e no tempo oportuno. “O diálogo entre Estado e município continuará nos próximos dias, com o objetivo de aprimorar fluxos assistenciais e assegurar maior eficiência no acesso aos serviços de saúde, respeitando as características e necessidades locais”, completou Crhistinne.






