UPAs e CRSs da capital mantêm atendimento pediátrico parcial; vacinação contra gripe ocorre hoje das 9h às 16h, na Rua Sete de Setembro, 65 (Mercadão Municipal).

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) divulgou a escala de plantão médico para este sábado (21/06), em que algumas unidades de saúde não oferecem atendimento infantil em determinados turnos. Paralelamente, ocorre hoje um plantão de vacinação contra gripe no Mercadão Municipal, reforçando o atendimento à população.
Escala médica de hoje, sábado (21/06) UPAs e CRSs da Capital:
UPA Coronel Antonino
pela manhã há sete médicos para atendimento adulto e seis para atendimento às crianças. No período da tarde, são sete médicos para adultos e cinco para infantil. À noite, o número de médicos para adultos reduz para quatro e para crianças, sobe para seis.
UPA Vila Almeida:
Não há pediatra durante todo o dia. Para atendimento de adultos, há seis médicos para cada período.
UPA Universitário:
São seis médicos para atendimento adulto, cinco para infantil pela manhã e durante a tarde. À noite, serão seis médicos para atendimento infantil.
UPA Moreninha:
Não tem pediatra pela manhã e à tarde, apenas durante a noite, com quatro pediatras. Para adultos, são seis médicos ao longo do dia.
UPA Leblon:
São nove médicos para adultos de manhã e à tarde e sete à noite. Para atendimento infantil, serão cinco nos três turnos.
UPA Santa Mônica, CRS Aero Rancho e CRS Nova Bahia:
Não há atendimento infantil, apenas para adultos sendo cinco profissionais para cada turno, assim como no CRS Aero Rancho e no Nova Bahia.
CRS Tiradentes:
Há cinco médicos para adultos em cada turno e quatro em atendimento infantil.
A Sesau recomenda que os pacientes recorram às unidades de acordo com o nível de urgência, priorizando os atendimentos pediátricos conforme a disponibilidade.
Plantão de vacinação contra gripe – Mercadão Municipal
Também neste sábado, a Sesau realiza plantão especial de vacinação contra a influenza no Mercadão Municipal, situado na Rua Sete de Setembro, 65, das 9h às 16h, com apoio do ônibus da Cruz Vermelha.
A imunização é destinada à população em geral com idade a partir de seis meses, mediante apresentação de documento com foto. A vacina protege contra as cepas H1N1, H3N2 e Influenza B. O ponto também faz parte de uma microestrutura montada em outros locais como Mercado Gaúcho e shoppings da cidade, atendendo a grupos prioritários e à comunidade generalista.
Até o momento, Campo Grande aplicou cerca de 288.753 doses no ano, mas ainda não alcançou a meta de cobertura vacinal (90%), estando em 46,98%.
Alerta
Desde janeiro, Mato Grosso do Sul registra média de 2,7 mortes por dia causadas por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Segundo boletim divulgado na terça-feira (17), foram confirmados 434 óbitos pela doença até 7 de junho.
Entre os vírus causadores da SRAG, o sincicial respiratório lidera com 1.333 casos. Em seguida, aparecem o rinovírus, influenza A H1N1 e influenza A não subtipada, que somam 1.682 ocorrências.
A influenza foi responsável por 159 mortes neste ano. Somente nesta semana, seis novas vítimas foram confirmadas, todas com idades entre 56 e 74 anos. Apenas uma delas não tinha comorbidades.






