Durante o evento, serão disponibilizadas vagas para castração, microchipagem, exames e vacinação dos animais.


No próximo dia 25 de fevereiro, data em que se comemora o Dia Nacional de Esterilização de Cães e Gatos, a Coordenadoria de Combate a Zoonoses (CCZ) irá celebrar duas décadas de serviço de castração com uma iniciativa especial voltada à população.
De acordo com a coordenadora do CCZ, Cláudia Macedo, desde 2005 mais de cem mil animais, entre cães e gatos, foram castrados pelo órgão. Atualmente, o centro cirúrgico tem capacidade para realizar 550 procedimentos mensais, sendo 400 em felinos e 150 em caninos. “A CCZ disponibiliza 350 vagas por mês para castração de felinos por meio do site, além de cinco vagas presenciais diárias”, explica.
Os animais esterilizados pelo SUS em Campo Grande também recebem um microchip de identificação, facilitando a localização dos tutores caso o animal seja encontrado na rua.
A ação especial, que começa às 8h, oferecerá 20 vagas para castração de felinos e 20 para caninos a serem realizadas no mês de março. Além disso, serão feitos 100 procedimentos de microchipagem, 50 testes rápidos para Leishmaniose Visceral Canina e vacinação antirrábica para todos os animais presentes.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destacou a importância do trabalho realizado pelo CCZ dentro do conceito de Saúde Única. “Nosso objetivo é promover o bem-estar de todos os envolvidos: animais, humanos e meio ambiente, garantindo um equilíbrio essencial para a convivência harmônica”, ressaltou.