Primeira fase atenderá grupos prioritários com 25,3 mil doses distribuídas nas unidades de saúde.


A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quinta-feira (27) em Campo Grande, com a aplicação das primeiras 25,3 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. A imunização acontecerá em 74 unidades de saúde da cidade, priorizando os grupos de maior risco.
A iniciativa antecipa a campanha nacional, prevista para abril, devido ao aumento dos casos de doenças respiratórias na capital sul-mato-grossense. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) reforça que a vacinação é essencial para reduzir casos graves da doença e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destacou a importância da prevenção. “Se apresentar sintomas gripais, como tosse e coriza, utilize máscara e evite contato próximo, principalmente com crianças e idosos”, orientou.
A superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiental, Veruska Lahdo, frisou a relevância da imunização. “A vacina contra a Influenza é a melhor estratégia de prevenção. Ela reduz o risco de agravamento da doença, as internações hospitalares e os óbitos. Por isso, garantir uma alta cobertura vacinal entre os grupos prioritários é essencial”, afirmou.
Quem pode se vacinar nesta primeira etapa?
A vacina será aplicada em grupos prioritários definidos pelo PNI (Programa Nacional de Imunização), incluindo:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Gestantes e puérperas;
Povos indígenas e quilombolas;
Pessoas em situação de rua;
Trabalhadores da saúde e professores;
Profissionais das Forças de Segurança, Forças Armadas e Salvamento;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo;
Trabalhadores portuários e dos Correios;
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
Idosos com 60 anos ou mais.
Além da imunização contra a gripe, a campanha também servirá para atualizar a caderneta de vacinação, incluindo a aplicação de doses contra a Covid-19.
Para se vacinar, basta comparecer a uma das unidades de saúde de Campo Grande com um documento de identidade e, se possível, a caderneta de vacinação. O atendimento ocorrerá conforme os horários estabelecidos por cada unidade.