Jornalismo eletrônico modernizou e aprimorou comunicações em Mato Grosso do Sul
Pioneiro do gênero em Mato Grosso do Sul, o site [sítio, em inglês] Campo Campo News completou 25 anos de atividades no dia 22 de março e segue recebendo congratulações de leitores de diversas partes do País, entre os quais lideranças e empresas dos mais variados segmentos. Nasceu sob o foco de duas visões privilegiadas do mundo contemporâneo, as do jornalista Lucimar Couto e do empresário Miro Ceolin.
Quando foi criado, em 1999, a Internet e as comunicações eletrônicas ainda eram elementos relativamente estranhos, sobretudo para quem ainda não se havia habituado à praticidade e à velocidade espantosa propiciada por aquele meio eletromecânico. Em Campo Grande, no curso da intensa dedicação ao jornalismo, Couto passou a mergulhar nas informações e a aprofundar experiências neste mundo mágico, especialmente entre 1991 e 1994, quando respondeu pela Coordenadoria de Comunicação do Governo de Pedro Pedrossian.
Cinco anos depois daquele acúmulo de experiências, ele e o amigo Miro Ceolin deram forma e conteúdo ao projeto do site, com um nome que não teve tanta dificuldade de escolha. Campo Grande News seria perfeito, associado a um apelo de afeto regionalista, a cidade-base, e uma expressão linguística que já se impunha nas comunicações, a palavra News [notícias, em inglês], Estes 25 anos, com a empresa cada vez mais sólida e o site entre os mais acessos do País, demonstram o acerto daquela criação.
REFERÊNCIA
O Campo Grande News é referência do jornalismo eletrônico. Não só pelo crédito que conquistou, mas pelo apuro editorial com que trata a responsabilidade de produzir informações e manter-se antenado com as exigências do mundo em que opera. À medida que a Internet e as redes sociais são disseminadas e o acesso popular a elas se amplia, o sítio de Couto e Ceolin acompanha esta massificação sem ser atropelado pelas intempéries que afetam o processo.
E este é um dos itens da maiúscula credibilidade do CG News: não se deixa levar pela falta de escrúpulos das fake news [notícias falsas] e nem pelos artifícios ardilosas de agentes políticos que tentam enredar os órgãos de imprensa. A linha editorial é firme e sóbria. Tem compromisso efetivo com o direito democrático à informação, preservando o respeito à pluralidade das opiniões e escolhas.
Entre as diversas personalidades que saudaram o 25º aniversário do Campo Grande News, o governador Eduardo Riedel (PSDB) e e o secretário da Casa Civil, Rodrigo Peres foi à nova sede da empresa para cumprimentar Couto, diretores e funcionários. Deu seu testemunho e manifestou a admiração pelo jornalismo exemplar que se pratica neste empreendimento que, como afirmou, “é um dos orgulhos de todo Mato Grosso do Sul”.