A ministra Sônia Guajajara e o secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, vêm a Mato Grosso do Sul neste final de semana para discutir a questão da demarcação das terras indígenas no Estado.
O compromisso foi divulgado nas redes sociais do líder da bancada federal, deputado Vander Loubet (PT). Ela desembarca na Capital no sábado (18) e cumprirá uma série de visitas no interior do Estado até domingo (19).
“Saímos da audiência com a ministra e confirmamos que ela virá ao Mato Grosso do Sul para poder dialogar com o governo do Estado, comunidades indígenas e vai até a retomada, em Rio Brilhante”, ressaltou o petista. Vander ainda afirmou que a bancada estará presente, acompanhando o diálogo.
A ministra destacou que a agenda faz parte do compromisso assumido com os povos originários, ao assumir a pasta. “Nosso compromisso para diminuir esses conflitos, problemas fundiários, que vemos no Estado. Vamos juntos encontrar uma solução”, ponderou.
A agenda será debatida no sábado e domingo, segundo membros do PT (Partido dos Trabalhadores). “Eles vêm para ajudar a acelerar a pacificar as desapropriações, analisar essas e outras áreas que tenham sido adquiridas de áreas demarcadas de terras dos povos originários”, disse o deputado estadual Amarildo Cruz (PT).
No início do mês, Sônia cancelou a visita que faria nesta semana a Mato Grosso do Sul. Não foi informado o motivo do cancelamento da agenda e nem se haveria nova data marcada para a visita. Com isso, também ficou adiada a decisão sobre a coordenação do Dsei (Distrito Sanitário Indígena) no Estado.