Palestra de secretário marcou evento realizado pela Famasul para debater negócios e oportunidades de trabalho
A palestra de Jaime Verruck, titular da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) foi um dos momentos marcantes do Encontro Jovens da Agropecuária, na Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul). Realizado no sábado, 30, para celebrar os 10 anos da Comissão Famasul Jovem, o evento abordou as conjunturas sociais e econômicas brasileiras, com foco nas oportunidades que Mato Grosso do Sul oferece aos diversos investimentos no setor produtivo.
Segundo Verruck, a realidade mundial aponta incisivamente para uma direção única de desenvolvimento, o da sustentabilidade. “É preciso seguir o caminho do progresso humanizado e científico, aproveitando oportunidades como tem acontecido em Mato Grosso do Sul”, incentivou. Em seguida, ele destacou a série de investimentos que o Estado vem abrigando, sobretudo nas áreas agroindustriais da produção primária e indústrias de celulose, bioenergia, proteína animal e logística.
OLHAR ESTRATÉGICO
Na palestra, Verruck reconheceu o olhar estratégico e necessário da Famasul para o protagonismo da juventude no agronegócio, com debates sobre liderança, comunicação digital e experiências, além de oferecer uma Feira de Oportunidades na conexão com o mercado de trabalho. O secretário salientou a capacidade e a inteligência de Mato Grosso do Sul para responder aos desafios, tendo o real diagnóstico de suas potencialidades. capacidades para responder aos desafios que Mato Grosso do Sul enfrenta. Citou o crescimento expressivo da economia, notadamente no agronegócio, cujo Produto Interno Bruto (PIB) expandiu 32% em 2023, o maior índice entre os estados brasileiros.
Verruck avalia que o desempenho é reforçado pelo robusto investimento público per capita de R$ 1.177, 00, colocando Mato Grosso do Sul no topo do ranking nacional. “A combinação de crescimento econômico e investimentos estratégicos sinaliza o compromisso do estado em seguir liderando o processo de desenvolvimento sustentável no Brasil”, acrescentou;