Liderança tem o mérito da gestão que mais realizou e levou obras na história do município
Em seus mais de 70 anos – foi emancipada em 11 de dezembro de 1953 -, Sidrolândia viveu diferentes e agitados períodos administrativos e políticos. Nenhum deles, no entanto, teve tantas obras realizadas e atraídas como na gestão da atual prefeita, Vanda Camilo (PP). Mesmo com tempo mais curto de mandato, iniciado em julho de 2021 após eleição suplementar, ela já acumula realizações em quantidade e qualidade que a diferenciam.
Este é, certamente, um dos fatores que explicam sua resistência como líder das intenções de voto a apenas dois dias das eleições. E é resistência política porque enfrenta dois adversários fortes, um deles – Rodrigo Basso (PL) – carregado por três ex-prefeitos e também apoiado por pessoas e grupos poderosos econômica e politicamente.
PREFERÊNCIA
Se as eleições fossem hoje, uma mulher simples, nascida no distrito de Quebra-Coco, educadora, ativista social e ex-vereadora, seria a vencedora da sucessão sidrolandense. Vanda Camilo domina a preferência majoritária das intenções de voto e seria reeleita, de acordo com o levantamento do Ranking Brasil Inteligência. Nos dois cenários de consulta, o instituto constatou que a posição de liderança a favor da prefeita está mantida.
Gráfico da pesquisa estimulada do Instituto Ranking Brasil
Na espontânea, Vanda Camilo vence Rodrigo Basso por 40% a 34% das intenções de votos. Ela começou a série de consultas Ranking com 15% e ele com 11%, em julho. O terceiro lugar é de Luiz Lemes (DC), que aparece com 1%, mesma pontuação anterior. Já na estimulada, a dianteira de Vanda se estabelece com 46%, contra 40,2% de Basso e 1,8% de Lemes, enquanto 12% não souberam ou responderam.
Esta foi a quarta e última pesquisa do Ranking Brasil no município, devidamente registrada na Justiça Eleitoral. Foi feita junto a 500 eleitores sidrolandenses nos dias 1º, 02 e 03 deste mês. Tem intervalo de confiança de 95% e uma margem estimada de erro de 4,3%, para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pelo CNPJ 49682823000133.
APOIO POPUJLAR
Os ex-prefeitos que hoje acompanham Basso eram até poucos meses ferozes adversários políticos. Eles se juntaram na expectativa de reduzir o campo de inserção eleitoral de Vanda. Todavia, a prefeita manteve o forte apoio popular que marca sua gestão.
Gráfico da pesquisa espontânea do Instituto Ranking Brasil
Ela conta com a produtiva parceria do governo de Eduardo Riedel (PSDB) e escolheu um candidato a vice atuante e competente, Nelinho Paim, Além deste suporte, tem no seu palanque a presença atuante de “cabos eleitorais” de prestígio diferenciado, entre os quais o ex-governador Reinaldo Azambuja e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP).