Com a troca dos titulares na Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), o governador Reinaldo Azambuja regou duas plantas que vicejam nas hortas políticas e administrativas do PSDB. Edio Viégas está substituindo Roberto Hashioka e chega com o olhar apontado para o horizonte de continuidade da gestão dinâmica e modernizadora que vem marcando este novo ciclo da Pasta.
Advogado, com especialização em Gestão Pública e Administração de Cidades, Viégas já presidiu a Escola de Governo, foi diretor-presidente/liquidante da Agrosul, assessor parlamentar e consultor na área de planejamento. Revelou a intenção de dar sequência aos avanços implementados por Roberto Hashioka, porém está autorizado pelo governador para acrescentar novas medidas de modernização da SAD.
Com um histórico de ativismo na esquerda – foi militante marxista do PCB na adolescência -, Edio Viégas é um agente público de reconhecida capacidade e tem uma sortida e produtiva folha de serviços prestados ao Estado. “O governador pediu para conservar o diálogo com todos os servidores, acompanhar e aprimorar cada vez mais o relacionamento, cuidar do patrimônio público, agilizar e melhorar o sistema de compras, principalmente para o setor de saúde durante a pandemia de coronavírus”, resumiu.
URNAS
O engenheiro Roberto Hashioka é outro que tem larga e aplaudida experiência na vida pública. Começou a destacar-se com seu exemplar desempenho na unidade do antigo Dersul (Departamento de Estradas de Rodagem de Mato Grosso do Sul), hoje Agesul, em Nova Andradina. Logo conquistou dirigentes partidários e aceitou convites para participar da política.
Disputou e ganhou o mandato de prefeito nova-andradinense em três eleições. E agora, motivado pelo apoio maciço do PSDB, especialmente de Reinaldo Azambuja e do presidente do Diretório Regional, Sérgio de Paula, entra novamente no circuito da disputa sucessória, sonhando conquistar o quarto mandato e fazer sua parte na carta de objetivos do partido na próxima eleição. Terá a seu lado, como de hábito, a esposa e atuante companheira de lutas, a ex-deputada estadual Dione Hashioka
DESPEDIDAS
Hashioka passa seus últimos dias de secretário cumprindo o expediente normalmente, porém tocado pela emoção em cada agenda que participa, ouvindo palavras de agradecimento e votos de êxito nos novos desafios. Assim, vai se despedindo dos servidores da secretaria e das pessoas com as quais mantém contatos diariamente.
Na terça-feira (28) formalizou mais uma das conquistas que ilustram sua gestão. Por meio de uma Cessão de Uso de Imóvel, a Polícia Militar garantiu a implantação do 1º Batalhão de PM em sede própria. Com a mudança, a corporação fará uma economia de R$ 80 mil reais/ano para os cofres do Estado. A PM vai utilizar um dos imóveis de propriedade do Incra, na Avenida Afonso Pena, Centro, para implantar, adequar e gerir estruturas administrativas e operacionais da corporação.