Empreendedores internacionais do agronegócio conhecem potencial do Estado e trocam experiências
Pela primeira vez Mato Grosso do Sul sedia a Conferência Nutffield, um acontecimento que estende sua influência no agronegócio em todos os continentes. Aberto pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) no sábado, 09, o evento reuniu no Bioparque Pantanal produtores do agronegócio que em todo o planeta ajustam seus sistemas econômicos na produção de alimentos dentro de parâmetros de sustentabilidade.
A conferência é uma etapa única que reúne todos os aprovados no Programa Nutffield de Pesquisa no Agronegócio de todo o mundo. A conferência é realizada anualmente em um país diferente, seguindo a alternância entre os hemisférios Norte e Sul. Sua duração no Estado vai até o próximo dia 17. Neste período, os conferencistas estrangeiros percorrerão várias regiões sul-mato-grossenses para conhecer as culturas, técnicas e os recursos tecnológicos empregados no desempenho da produtividade e na conciliação entre a produção e o meio ambiente.
Riedel: ” É um momento singular para o Estado diante do mundo. É aprendizado, é troca de experiências e soma de compromissos por um sistema alimentar global e sustentável”.
O governador foi ao evento acompanhado da primeira-dama, Mônica Riedel, e de diversos integrantes dos escalões superiores, entre os quais os secretários Jaime Verruck, de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc); Viviane Luiza, da Cidadania; Frederico Felini, de Administração. A senadora Tereza Cristina (PP) também assinou presença, assim como o secretário executivo da Semadesc, Artur Falcette.
COMPROMISSOS
“É um momento singular para o Estado diante do mundo. É aprendizado, é troca de experiências e soma de compromissos por um sistema alimentar global sustentável”, frisou Riedel. Nesta edição, a Nutfield mobilizou mais de 140 líderes internacionais do agronegócio dos seis continentes para dias de conhecimento e fortalecimento das relações.
O presidente da Nutfield Internacional, Chris Grote visita o Brasil pela primeira veza e se revelou empolgado. “Qualquer pessoa no mundo que trabalha com a agricultura já ouviu falar em Mato Grosso do Sul”, disse. O presidente da Nutfield no Brasil, Luciano Loman, emendou acentuando que o Estado é referência da produção agrícola no Brasil.
A Nutffield considera a agricultura a base de um futuro sustentável. E crê que programas de intercâmbio ajudam indivíduos a ganhar confiança, conhecimento e redes para capacitá-los a aprimorar suas habilidades de liderança. A experiência permite aos estudiosos [scholars] conhecerem o que há de mais atual e inovador nas empresas e propriedades rurais. Em Campo Grande participam scholars de vários países, entre os quais Chile, Estados Unidos, Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Holanda e Canadá.
(foto 1) Os anfitriões Riedel e Mônica recebem e saúdam os visitantes na abertura do evento Foto Saul Schramm
(foto 2) Auditório do Bioparque Pantanal totalmente ocupado na abertura da conferência Foto Saul Schramm