No “Seminário Internacional Mato Grosso do Sul e Japão: Conectando Novos Caminhos”, parlamentar explica a importância econômica do corredor que vai ligar Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
Durante o “Seminário Internacional Mato Grosso do Sul e Japão”, no auditório do Bioparque Pantantal, nessa sexta-feira (18), o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) apresentou o novo caminho que vai conectar diretamente Mato Grosso do Sul à Ásia: o Corredor Bioceânico. “Essa rota significa, para nós, o Canal do Panamá, nós vamos transformar economicamente o nosso Estado, com geração de oportunidades, geração de emprego, de renda, com desenvolvimento turístico, desenvolvimento intelectual, através das universidades. Vai ser algo que, realmente, vai coroar de êxito o nosso Estado que antes era fim de linha e, agora, vai ser ponto de partida para o desenvolvimento”, destacou o senador Nelsinho Trad.
O traçado da Rota Bioceânica liga os oceanos Atlântico e Pacífico; tem início em MS (pelo município de Porto Murtinho) e segue até os portos de Antofagasta/Iquique, no Chile, passando por Mato Grosso do Sul, norte do Paraguai e da Argentina. O tempo de espera para atracação no porto de Santos é quatro vez superior ao de Antofagasta/Iquique. Com o corredor, a redução será de 23% no tempo de viagem; 12 dias a menos. “Logo logo, vai ser uma realidade para nós, o Chile vai estar mais perto para gente visitar do que o Rio de Janeiro. Isso é uma conquista, vai ser”, enfatizou o senador Nelsinho Trad.
As explicações do senador Nelsinho Trad atraíram a atenção das autoridades japonesas. “Eu fiquei muito impressionado pela sua apresentação sobre o Corredor Bioceânico. Vendo muito potencial para nossa colaboração nesse projeto para o Japão e o Brasil. O senador Trad vai desempenhar um papel muito importante para desenvolver essa ideia”, disse o embaixador do Japão Teiji Hayashi.
Para o embaixador, esse seminário foi importante também para estreitar os laços entre o Japão e a comunidade local. “A comunidade japonesa, aqui em Mato Grosso do Sul, também é um ponto importante para as nossas relações bilaterais. E a comunidade japonesa, sempre com conhecimento da língua japonesa, também conhece bem a mentalidade japonesa, a maneira de negócios. Então, eu estou certo que a comunidade japonesa também apoia este projeto que o senador Nelsinho Trad nos apresentou”, explicou.
O evento ocorreu dentro das atividades do “II Festival do Japão”, promovido pela Associação Nipo Brasileira de Campo Grande (AECNB). O presidente da instituição, Nilson Aguena, vem acompanhando o trabalho do senador Nelsinho Trad para transformar este corredor em ponto de facilidade de escoamento de grãos de Mato Grosso do Sul na Ásia. “Eu acho muito importante o que senador Nelsinho Trad vem fazendo aqui para o nosso Estado”, comentou.