Titular da Sudeco vai dialogar diretamente com setores produtivos de MS, MT, GO E DF
Para otimizar a planilha orçamentária do órgão destinada ao fomento econômico da região, a superintendente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), Rose Modesto, definiu uma série de ações que inclui, de início, um giro pelas unidades federativas sob a sua cobertura: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Serão agendas em 12 municípios, para dialogar com representantes dos segmentos produtivos.
A ex-deputada quer estreitar os laços entre a superintendência e os estados da sua jurisdição, apostando no incentivo e no fortalecimento das vocações regionais, tanto as tradicionais como as que ainda precisam de exploração sistematizada. Ela garante que a prioridade de diversificar a economia tem no governo Lula o compromisso com a diversificação das atividades, com um processo focado na sustentabilidade, oxigenação das cadeiras produtivas e estímulo aos arranjos locais.
Rose Modesto aponta para situações que reclamam intervenções do poder público em caráter de urgência, como é o caso dos pequenos e dos médios produtores que têm dificuldades no aceso às linhas de crédito do FCO (Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste). Ela acentua que os passos iniciais estão sendo dados para encorpar as parcerias com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Sicredi e o Sicoob. “É preciso que estas parcerias avancem, para que a gente possa excluir entraves existentes e destravar o acesso às linhas de crédito do FCO”, diz.
“Creio que com o fortalecimento desses diálogos, teremos um maior progresso nas estruturas da base econômica, como o microcrédito para os setores empresarial e rural”, salientou. O giro de Rose e sua equipe técnica terá início no próximo dia 30, em Campo Grande, continuando em seguida por Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Dourados e outros sete municípios sul-mato-grossenses.