Decisão do Tribunal de Justiça encerra disputa pela presidência do União Brasil de MS
A titular da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Rose Modesto, já está juridicamente habilitada para reestruturar o União Brasil em Mato Grosso do Sul. Depois de superar a crise política instalada inicialmente pela senadora Soraya Thronicke na dura disputa pela presidência da Executiva Estadual, Rose confiou suas razões à decisão dos tribunais e foi recompensada.
A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJMS) confirmou que a ex-deputada federal e ex-vice-governadora Rose Modesto é, de fato e de direito, a nova presidente do partido. Seu advogado, Newley Amarilla, ressalta que com o placar de 2 a 1 o tribunal definiu que houve perda de recurso e não julgou o pedido feito pela comissão provisória. O que a ala adversária de Rose queria era validar a convenção estadual que tinha como presidente do União o advogado Rhiad Abdulahad.
Todavia, era necessário consolidar todo o processo de legitimação política e jurídica, o que não foi observado pela provisória na convenção realizada em agosto. Amarilha explica: “Em razão do desprovimento do agravo, por maioria, a eleição para o diretório estadual do partido União Brasil em MS, realizada no dia 04 de abril, cai por terra. Assim, volta a ter eficácia a decisão do Órgão Nacional do partido, que anulou essa eleição”.
Agora fortalecida, Rose Modesto cuida das duas prioridades em sua agenda: o trabalho na Sudeco, garantindo recursos para o seu Estado; e reorganizar o União Brasil para chegar preparado em 2024 para fazer as disputas municipais. Na superintendência, ela é um dos trunfos do governo de Eduardo Riedel para encaminhar e responder às reivindicações de Mato Grosso do Sul.