Ex-prefeito derruba João Alfredo, vencedor das eleições de 2020 que havia trocado o Psol pelo PT
Nas eleições de 2020, o pecuarista João Alfredo tornou-se, em Ribas do Rio Pardo, o único prefeito eleito pelo Psol na história de Mato Grosso do Sul. Teve um sopro vigoroso para potencializar a popularidade, quando no início de sua gestão a gigante Suzano anunciou e iniciou no município uma das maiores indústrias de celulose do mundo.
Mas João Alfredo não conseguiu ou não soube tirar proveito, além de sofrer desgastes com denúncias. Migrou para o PT pensando em melhorar as chances de reeleição. “Morreu” na beira da praia. O responsável é um ex-prefeito, Roberson Luiz Moureira (PSDB), que entrou na disputa para vencer. Ele teve 56,93% dos votos contra 39,88% obtidos por João Alfredo Donizete do PT.
A disputa foi apertada. Um mês antes das eleições, a pesquisa do Instituto Ranking Brasil mostrava que a diferença entre os dois havia caído de 53 para 30 pontos percentuais. Mesmo sendo também alvo de denúncias, Moureira teve a perspicácia de explorar os pontos fracos da gestão e levou mensagens mais convincentes à população.
MUDANÇA
Em Jardim, o próximo prefeito será alguém que não estava na conta prioritária do PSDB. A menos de um ano da eleição quem vestia esta camisa era Guilherme Monteiro, ex-prefeito que não obteve a reeleição em 2020. Mas os dirigentes e líderes tucanos (leia-se: Reinaldo Azambuja e Sérgio de Paula) optaram por Juliano Miranda, o Guga.
A opção tucana foi das mais acertadas. Mesmo tendo pela frente dois fortíssimos concorrentes, a prefeita Dra. Clediane Matzembacher (PP) e o vice-prefeito Geraldo Alencar (MDB), o candidato estreante saiu-se como o grande vencedor, após um páreo dos mais acirrados. Guga teve 50,07% dos votos, contra 30,55% de Clediane e 19,38% de Alencar.