Dia Estadual do Atleta e criação de lei estadual são mecanismos necessário ao setor, afirma o deputado
Na certeza de estar apontando novos caminhos para o fortalecimento e a estruturação das práticas saudáveis em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Professor Rinaldo (Podemos) apresentou um projeto de lei criando o Dia do Atleta. O objetivo, explicou, é reconhecer os atletas profissionais e amadores, promovendo apoio e incentivos às diversas modalidades.
Rinaldo sugere que o Dia do Atleta seja comemorado anualmente em 10 de fevereiro, com inclusão da data no calendário oficial de eventos. “É preciso oferecer e proporcionar a valorização dos atletas, profissionais e amadores. São perseverantes, enfrentam situações adversas, treinamentos exaustivos”, argumenta. “São pessoas que superam a falta de patrocínio, um fator de desperdício de jovens talentos”, acrescenta.
Rinaldo Modesto: ” É preciso oferecer e proporcionar a valorização dos atletas, profissionais e amadores”
AMPLIAÇÃO
O deputado ressalva que há alguns mecanismos publicos de apoio. Cita programas e projetos da Fundação do Esporte (Fundesporte), como o “Bolsa Atleta” e o “Bolsa Técnico” e as intervenções pelo esporte amador. “Mas temos que ampliar as políticas públicas. Além de ser um instrumento de transformação social, também é uma atividade profissionalizante, gera emprego e renda”, enfatiza.
Rinaldo anuncia para 11 de março uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debate sobre a criação da Lei Estadual do Esporte, alinhada à Lei Geral. Esta, institui o Sistema Nacional do Esporte, que corresponde ao planejamento, formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, programas e ações nas diferentes esferas governamentais.