“Mais importante que construir casas é ajudar a construir a dignidade do ser humano”
Protocolado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), por iniciativa do deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (Podemos/MS), projeto de lei para instituir a Medalha e o Diploma de honra ao Mérito Legislativo, denominados “Arquiteto e Urbanista Celso Costa”, para homenagear as pessoas físicas e jurídicas que se destacarem no desenvolvimento profissional e nas atividades de natureza social.
Pelo texto do projeto, as honrarias instituídas por esta Resolução serão entregues em Sessão Solene realizada pelo Poder Legislativo Estadual que poderá ser realizada no dia 15 de dezembro de cada ano, data em que é comemorado o Dia do Arquiteto Urbanista, ou em data anterior.
“A criação da Medalha e do diploma com a denominação de ‘Arquiteto Urbanista Celso Costa’ é uma homenagem a esse ícone da arquitetura e urbanismo do Estado de Mato Grosso do Sul, que, ao longo de sua atuação profissional, participou e idealizou o crescimento do nosso Estado, sendo autor de importantes projetos arquitetônicos em Campo Grande e no interior, inclusive, em outros estados da federação”, destaca o deputado.
Celso Costa nasceu em Campo Grande, no dia 28 de abril de 1941, e faleceu em 15 de setembro de 2023. Formou-se em Arquitetura pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1967. Desde o início focou suas ações na arquitetura social, estabelecendo um tema norteador da profissão, com o lema “mais importante que construir casas é ajudar a construir a dignidade do ser humano”.
Celso também se aventurou na política, sendo o primeiro arquiteto eleito vereador de Campo Grande no período de 1997 a 2000. Durante sua carreira pública, continuou a defender os interesses da arquitetura e dos arquitetos. Foi peça-chave na criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e atuou como Conselheiro Federal do CAU em duas gestões (2012-2014 /2015-2017).
“Conclamo os nobres pares para a aprovação do nosso Projeto, o qual visa realçar e eternizar a memória e visão social do Arquiteto Urbanista Celso Costa, por meio de homenagens às personalidades que se destacarem na atuação profissional e no desenvolvimento de atividades relacionadas ao setor em nosso estado”, conclui Rinaldo.
A proposta segue para tramitação na Casa de Leis.