Governador reafirma a novos diretores do quadro prioridade para investimentos na Segurança Pública
Durante a visita que fez à cúpula da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul na quarta-feira. 29, o governador Eduardo Riedel (PSDB) reiterou seu compromisso de dar prioridade aos investimentos em segurança. Disse que para isto uma das condições é valorizar os servidores do quadro, além de criar estruturas cada vez mais modernas e resolutivas para garantir a todos as melhores condições de trabalho.
Riedel estava acompanhado pelos secretários Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, e de Governo, Rodrigo Perez. Além de conhecer os novos diretores, entre os quais o delegado-geral Lupérsio Degerone Lúcio, o governador trocou ideias, apontou metas e comentou sobre os próximos projetos. Degerone agradeceu a visita e a confiança, reforçando o empenho em fazer o melhor pela segurança da população.
Por sua vez, Videira destacou a importância de serviços eficazes e com um atendimento humanizado, um dos principais desafios. “Que possamos levar atendimento também para os mais distantes e desassistidos rincões, onde não há acesso à tecnologia”, manifestou. Mato Grosso do Sul é o estado com maior índice (94%) na solução de inquéritos. Divulgado no ano passado pela Adepol (Associação dos Delegados de Polícia do Brasil), o índice é semelhante à resolução de inquéritos policiais da Suíça que teve taxa de 95%, referente aos anos de 2021 e 2022.
PATAMAR EXCEPCIONAL
Riedel assinalou que o Governo acompanha as necessidades da instituição e comentou ter gostado da agenda. “Foi uma conversa extremamente produtiva. É importante ouvir o que cada um tem a dizer, conhecer melhor as estruturas, para poder melhor atender as pessoas. O Estado atingiu um patamar excepcional, mas isso não deve ser motivo de acomodação. Ainda temos muito para fazer”, enfatizou.
Nos primeiros quatro meses deste ano, diversos crimes tiveram redução no Estado, os roubos caíram 28,6% e os homicídios registraram queda de 13,6%, ambos em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2023 o Estado investiu mais de R$ 29,3 milhões na PC. Foram ações para o enfrentamento da violência contra a mulher, redução de mortes violentas intencionais e plano nacional de segurança nas escolas, além de processo de aquisição de equipamentos e viaturas, para a melhoria do trabalho e atendimento à população.