Secretário afirma que a cidadania reclama investimentos em práticas saudáveis para todos
Práticas saudáveis para todos. Este é um dos caminhos de maior alcance para que todos os segmentos da sociedade possam assegurar uma perspectiva de desenvolvimento pessoal, profissional e sociocultural, de acordo com o governador Eduardo Riedel (PSDB) e o secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda. A similaridade desses pensamentos foi manifestada no último dia 02, na abertura do Simpósio Justiça Desportiva Brasileira.
Na sede do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), ambos reafirmaram o compromisso do Estado com o fomento ao esporte e apoio ao crescimento do futebol. Miranda considerou honroso e histórico para Mato Grosso do Sul receber o simpósio e a sessão do STJD, que é a primeira vez no Centro-Oeste.
“É muito importante no sistema esportivo a justiça desportiva, pois sem justiça o esporte que transforma vidas não vai contribuir com a cidadania, pois ele precisa ser justo. O Governo do Estado faz sua parte apoiando a realização do evento”, salientou o secretário. “Os investimentos aqui têm foco na construção de oportunidades e meios para a cidadania. E sobretudo no esporte e na cultura, estamos avançando com programas e ações amplas e consistentes”, completou.
DIREITOS
Marcelo Miranda disse que cidadãos e cidadãs são afirmados quando têm seus direitos consolidados. “Todas as pessoas precisam ter seu acesso garantido aos esportes. Não há limite de idade, nem de qualquer condição, o que existe é uma política publica aberta, democrática e que vem oferecendo total acessibilidade a toda a população”, enfatizou. O presidente do STJD, José Perdiz, elogiou o comprometimento do governo estadual com as causas esportivas.
Mais de 350 atletas e técnicos recebem bolsas de incentivo. “Temos dois medalhistas paralímpicos, que são frutos deste ambiente”, exultou o governador. O simpósio “Justiça Desportiva Brasileira – Perspectivas e Práticas” foi realizado pelo Poder Judiciário, em parceria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol) e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura) e da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).