A declaração foi feita durante reunião do Fórum dos Governadores do Brasil Central
As declarações do governador Eduardo Riedel sobre a erradicação da extrema pobreza em Mato Grosso do Sul são positivas e demonstram o compromisso do governo estadual com esta causa. A declaração foi feita durante reunião do Fórum dos Governadores do Brasil Central em Auditório do Banco de Brasília – Centro Empresarial CNC / Brasília (DF).
O objetivo de erradicar a extrema pobreza é ambicioso, mas é possível de ser alcançado com o desenvolvimento de políticas públicas integradas e de longo prazo.
As ações concretas que já estão sendo realizadas pelo governo estadual, como o programa “Mais Social” e o “Energia Social – Conta de Luz Zero”, são importantes passos nesta direção.
Programas sociais são importantes para apoiar quem não conseguem alcançar a oportunidade no mercado de trabalho. No entanto a assistência social não passa só pela transferência de renda, mas em uma política integrada que possa refletir em educação, saúde, segurança e não uma área isolada. Para isto demanda ir a campo, produzir banco de dados e inteligência, para termos resultados concretos”.
O crescimento econômico do Estado, aliado à política de qualificação profissional, também são fundamentais para a geração de empregos e a melhoria da renda das famílias.
“Nosso objetivo além de manter este ambiente de crescimento econômico, é ter a capacidade de qualificação, atendendo o que o mercado demanda no Estado, como cursos técnicos para o aluno ter acesso a esta qualificação”, disse Riedel. No Estado está sendo desenvolvido o programa “MS Qualifica”, que já tem ações na prática como o Voucher Transportador.
A educação também é um fator importante para a erradicação da extrema pobreza, pois é uma forma de garantir que as pessoas tenham as oportunidades necessárias para se desenvolverem e alcançarem melhores condições de vida.
O governador Riedel está certo ao afirmar que a erradicação da extrema pobreza é um desejo de todos os governadores do Brasil Central. É uma meta que, se alcançada, terá um impacto positivo na vida de milhões de pessoas.
Durante o evento o governador também falou da política de educação no Estado, que já tem 60% das unidades da Rede Estadual com ensino de tempo integral. “Temos ainda a maior rede de restaurantes do Estado, com merenda oferecida em 347 escolas, atendendo 220 mil alunos, com três refeições por dia. Isto tem um poder de transformação, quando bem-feita, com impacto grande”.
Ele foi acompanhado pelos secretários estaduais Jaime Verruck (Semadesc) e Patrícia Cozzolino (Sead), como secretário-adjunto de Sejusp, Ary Carlos Barbosa e secretário-executivo de Conselhos e Consórcios, Jader Julianelli.