Fórum discute desafios do poder público e da sociedade civil na agenda das Mudanças Climáticas
Aberto pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) na manhã de hoje (27), no auditório do Sebrae-MS, o II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de Mato Grosso do Sul instalou debates objetivos sobre os papéis dos poderes públicos e da sociedade civil para garantir as soluções a este que é o maior desafio do século. Riedel afirmou que está implementando medidas para aprimorar o modelo de desenvolvimento sustentável, salientando ser fundamental a participação ativa da sociedade.
O evento, iniciativa da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com apoio do Sebrae, propõe avanço e fortalecimento de políticas ambientais. Diante de dezenas de lideranças e autoridades nas áreas de pesquisa científica, ambientalistas, empresários e gestores, Riedel ressaltou o planejamento governamental para assegurar convivência harmônica entre os negócios e o meio ambiente em todas as suas versões.
O Fórum segue até esta quinta-feira (28) e tem programação extensa de palestras e discussões técnicas no primeiro dia, com encaminhamento de medidas práticas. Foram convidados quatro palestrantes com pesquisas relevantes na área para conduzir os painéis temáticos. Além do governador, discursaram o titular da Sedesc, Jaime Verruck, e o secretário-executivo de Meio Ambiente da Pasta, Artur Falcette.
A formulação da Lei do Pantanal, a exitosa ação interativa com o governo federal no enfrentamento dos incêndios florestais e a política de incentivos aos investimentos privados compõem o elenco de decisões locais que foram mencionados por Riedel. Ele enfatizou que o cuidado com o meio ambiente se alinha entre os fatores determinantes que fizeram de Mato Grosso do Sul um ambiente de diferenciado poder atrativo para os investidores.