Evento organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas faz parte do Dia do Meio Ambiente
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), segue comprometido com a agenda ambiental. Nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, ele se encontra em Brasília (DF) para participar de importantes eventos relacionados à proteção ambiental.
Assinatura do pacto federativo para o combate aos incêndios no Pantanal e na Amazônia as 9 horas. A cerimônia faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente e representa um passo crucial na união de esforços entre os governos federal e estaduais para combater esse problema crônico que afeta os biomas brasileiros.
No final de maio, representantes do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul participaram da oficina para elaboração do Planejamento Integrado para Prevenção e Controle de Incêndios Florestais no Pantanal.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defendeu a necessidade de um pacto entre os governos para enfrentar os incêndios florestais e os períodos de estiagem no país.
Em 13 de maio, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) decretou pela primeira vez situação crítica de escassez dos recursos hídricos da bacia do Rio Paraguai, a principal do Pantanal. A medida vale até 31 de outubro.
O plano de prevenção de incêndios faz parte de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e será apresentado ao Conselho Nacional de Justiça, que deverá centralizar as atividades de coordenação e supervisão das ações.
A assinatura do pacto federativo é um marco importante na luta contra os incêndios florestais no Pantanal e na Amazônia.
Espera-se que o acordo resulte em ações mais eficazes e coordenadas para prevenir e combater os incêndios, protegendo esses biomas de valor inestimável para o Brasil e para o mundo.
Ações do Governo do MS:
- O governo de Mato Grosso do Sul tem tomado medidas para combater os incêndios florestais, como:
- Aumento do efetivo de brigadistas;
- Aquisição de novos equipamentos;
- Investimento em tecnologia de monitoramento;
- Campanhas de conscientização.