Pesquisa Ranking também constata que políticas publicas de inclusão sensibilizam a sociedade
De cada 100 eleitores sul-mato-grossenses, 81 aprovam a gestão do governador Eduardo Riedel (PSDB). Este é um dos resultados que o Instituto Ranking levantou sobre o governo estadual, que está para completar um ano. A pesquisa ouviu 3 mil pessoas em 30 municípios entre 05 e 12 deste mês e é dimensionada com 95% de intervalo de confiança e margem de erro máxima estimada de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos.
A diferença nos degraus de avaliações é das mais significativas para o governante. Os seus 81% de aprovação representam quase 70 pontos percentuais a mais que os 13% que o reprovam. Não souberam ou não responderam 6% dos entrevistados.
Nas indicações com qualificações específicas, Riedel também aparece com número altamente positivos: 56% o classificam bom ou ótimo, 24% o definem como regular, ao passo que para 12,6% ele é apenas regular – 7,4% não têm opinião formada. Riedel recebeu os números com naturalidade, atribuindo os êxitos da gestão à equipe de governo, às parcerias e à colaborativa participação popular.
No governo, Riedel sacramentou avanços e melhorias com as políticas publicas de inclusão, segundo 32,4% dos entrevistados. Em destaque nesta abordagem, os programas Mais Social e Energia Zero. Depois, com 17,4% de citações, está o item “boa administração”. E ainda foram ressaltados entre as respostas positivas do governo a gestão municipalista (15,2%), a inteligência do gestor (12,4%) e a atuação na área educacional (10,3%).
Há outros avanços notados com ênfase pela população, entre os quais o combate ao crime (8,8%), as escolas de tempo integral (7,4%), a resposta rápida aos incêndios (5,2%), as obras, asfaltos e pontes (4,6%), o investimento em saúde (3,5%), o apoio à cultura e ao lazer (3%) e a atenção à Rota Bioceânica (2,4%).