O ambiente de negócios favorável em Mato Grosso do Sul atrai empresas de diversos países do mundo. Com possibilidades de crescimento e expansão comercial, também por conta da Rota Bioceânica
O Governo do Mato Grosso do Sul intensifica a busca por investimentos internacionais e, nesta terça-feira (7), recebeu comitiva de representantes do comércio e empresários da China. O objetivo do encontro foi apresentar as potencialidades do estado e as oportunidades de crescimento e expansão comercial, especialmente com a Rota Bioceânica, que reduzirá significativamente o tempo de transporte de produtos entre os mercados brasileiro e asiático.
O governador Eduardo Riedel recepcionou os visitantes e destacou o ambiente de negócios favorável que Mato Grosso do Sul oferece: “Nosso estado proporciona um ambiente seguro e confiável para o investimento privado, o que se reflete em diversos indicadores positivos, como desenvolvimento, geração de empregos e melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou Riedel.
A delegação chinesa apresentou uma empresa do ramo de tratores e implementos agrícolas, que demonstrou interesse em fornecer equipamentos para pequenos agricultores e para a agricultura familiar no Brasil. “A empresa já decidiu investir no país e está buscando o estado ideal para instalar sua fábrica. Mato Grosso do Sul se destaca por sua política de incentivos fiscais, que oferece grande competitividade em relação a outros estados. Além disso, a Rota Bioceânica será um diferencial importante para a empresa”, explicou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck.
Inicialmente, a empresa pretende importar parte dos equipamentos e realizar a montagem no Brasil. “Eles trarão os materiais desmontados e farão a montagem aqui. A Rota Bioceânica será fundamental para dar à empresa a competitividade necessária no mercado nacional. Eles estão avaliando diversos estados, mas ainda não tomaram nenhuma decisão. Mato Grosso do Sul, sem dúvida, se destaca por seu potencial competitivo, mercado amplo e posição estratégica”, enfatizou Verruck.
Além de apresentar o andamento das obras da Rota Bioceânica, o Governo do Estado também detalhou a legislação de incentivos fiscais disponível para a empresa chinesa.
O secretário de Estado de Governo e Relações Públicas (Segov), Rodrigo Perez, também participou do encontro, juntamente com o consultor do Fórum Brasil China, Paulo de Paiva Sales, o consultor do Fórum Brasil, Hugo Oppenheimer, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), Jerson Domingos, e representantes da empresa na América Latina.
Ações como essa demonstram o compromisso do Governo do Mato Grosso do Sul em atrair investimentos que impulsionem o desenvolvimento econômico e social do estado, gerando emprego e renda para a população local.