Posse de Nelsinho Trad na presidência do Grupo Parlamentar é recebida com otimismo
Representantes de origem libanesa e descendentes que trabalham em diversos segmentos estão repercutindo com boas expectativas a designação do senador Nelsinho Trad (PSD/MS) para presidir, no Senado Federal, o Grupo Parlamentar Brasil-Líbano. Ele assumiu o posto na quinta-feira, 16, e renovou o compromisso de fortalecer os laços históricos de cooperação e amizade entre os dois países.
O senador disse que pretende desdobrar-se – assim como os demais colegas – em atividades de estreitamento das parcerias, com a realização de visitas recíprocas, debate, estudos conjuntos, intercâmbio de publicações e experiências legislativas.
“Vamos manter também, e aprimorar, as relações culturais e técnicas com entidades nacionais e estrangeiras”, anunciou. “Em um mundo que parece progressivamente mais conturbado e mais propenso a conflitos armados, ´essencial que as nações trabalhem pela paz”.
O grupo foi criado este ano, quando o Projeto de Resolução 65/2023, proposto por Nelsinho Trad e relatado com parecer favorável do senador Esperidião Amin, teve a provação unânime no Senado. O parlamentar diz, convicto, que uma nova e frutífera semente está lançada, para que no Brasil floresçam árvores frondosas para abrigo da paz, da autodeterminação dos povos e da saudável convivência humana.
Com cerca de 10 milhões de pessoas de libaneses e descendentes, o Brasil é um dos maiores pontos de concentração dos povos desta origem. Em contrapartida, aproximadamente 200 mil brasileiros estão vivendo em território libanês. Campo Grande, a Capital de Mato Grosso do Sul, tem no corpo de sua população total cerca de 10% de libaneses.