Senador preside Parlasul no processo que define o maior acordo da história com a União Européia
Para legitimar o processo que resultará no maior e mais significativo acordo de livre comércio da história entre América Latina e União Europeia, a Representação Brasileira no parlamento do Mercosul (Parlasul) reelegeu o seu presidente, senador Nelsinho Trad (PSD/MS). Os senadores alimentam a expectativa de que o bloco consiga formalizar o acordo ainda este ano.
Logo depois de reeleito, Nelsinho Trad ressaltou os próximos passos do colegiado. “Teremos muito trabalho. Estamos recebendo vice-presidentes do Paraguai, do Uruguai e da Argentina, queremos que eles experimentem a certeza de que avançamos e vamos avançar mais, juntos”, disse. Para ele, o esforço brasileiro tem sido intenso e propositivo, o que dá segurança para atingir os objetivos.
O Acordo Mercosul-União Europeia está em debate há mais de duas décadas. Embora as negociações tenham sido concluídas em 2019, países europeus, entre os quais a França, alegam a necessidade de ajustar questões ambientais. Nelsinho reconhece a importância deste assunto, mas crê que não será empecilho para fechar o acordo.
Diversos senadores festejaram a reeleição de Trad. A senadora Tereza Cristina (PP/MS) aposta na experiência e nos conhecimentos do seu amigo e conterrâneo, afirmando ser um agente publico ideal para exercer com acerto e responsabilidade a histórica missão. O deputado federal Arlindo Chinaglia (PT/SP), eleito vice-presidente do Parlamento do Mercosul, considera que a representação do colegiado é qualificada e dará as soluções almejadas,