Deputado estadual no quarto mandato, ex-prefeito é presidente do partido e coordena preparatórias do ano eleitoral
Para cumprir o quarto mandato de deputado estadual, Paulo Roberto Duarte de 60 anos, toma posse nesta terça-feira (5) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems). Aberta há quase um mês, desde que Rafael Tavares (PRTB) teve o mandato cassado por violação da legislação eleitoral, a vaga está sendo bastante comemorada em todo o Estado por lideranças do PSB.
Duarte é presidente do Diretório Regional do partido e lidera as fases preparatórias que antecedem as convenções e a escolha das candidaturas às eleições municipais deste ano. Um dos interlocutores do PSB, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Carlão Borges, está animado com o futuro da sigla. Para ele, um mandato estadual significa muito e dá ao partido um peso diferenciado no tabuleiro político-eleitoral.
A posse de Duarte terá início às 10h, no Plenário Júlio Maia. A sessão será presidida pelo deputado estadual Gerson Claro (PP) e acredita-se que a Casa seja tomada por amigos, correligionários e admiradores do deputado, principalmente das cidades de Corumbá, onde nasceu, e Ladário. Com ele, o PSB espera reforçar as estratégias de candidaturas e alianças eleitorais no maior número possível de municípios.
Economista, Duarte, entrou na vida publica em 1999, servindo ao sistema fazendário de Mato Grosso do Sul. Foi superintendente de Administração Tributária, secretário de Fazenda, chefe da Casa Civil e secretário de Infraestrutura e Habitação no governo de Zeca do PT. Em 2006 foi eleito deputado estadual, reelegeu-se em 2010 e em 2012 venceu a disputa pela prefeitura de Corumbá até 2016.