A Assembleia Legislativa aprovou no último dia 28, em videoconferência, o projeto de lei do deputado estadual Zé Teixeira (DEM) obrigando as concessionárias de serviços públicos essenciais a divulgar mensagens de incentivo à doação de sangue. O autor da proposta argumenta que os estoques estão sempre deficientes e esta situação pode mudar se houver mais doadores.
“É fundamental que concessionárias de serviços como água, energia elétrica e gás, e as operadoras de planos de saúde, entrem nesse mutirão da vida, divulgando em suas faturas de consumo mensagens de incentivo à doação de sangue”, diz. “Isso nada mais é que colaborar para a ampliação do número de doadores no Estado”, reforça.
Zé Teixeira chama a atenção para o “extraordinário alcance” dessa medida para Mato Grosso do Sul. “Temos que expandir a cultura solidária, de amor ao próximo. Por isso, este Projeto de Lei é muito relevante. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. O sangue é insubstituível, sem ele é impossível viver. Logo, doar sangue espontaneamente é um gesto de amor e solidariedade, podendo gerar muitos sorrisos”.
O projeto sugere que a mensagem contenha a seguinte frase: “Doe sangue e ajude a salvar vidas!”. E especifica também, no artigo 2º, que as faturas de consumo deverão mencionar o local mais próximo da residência do consumidor, no qual poderá ser realizada a doação.