O governador Eduardo Riedel (PSDB) disse esta manhã que foi agendada para 8 de novembro a vinda do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a Mato Grosso do Sul para uma visita técnica sobre a retomada da construção de uma fábrica de fertilizantes em Três Lagoas, a UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III), paralisada desde 2014.
“Há esforço do Estado para a conclusão e atuação da unidade para movimentar a economia local, especialmente porque a guerra entre Ucrânia e Rússia impactou as exportações do produto ao Brasil”, disse o governador
A possibilidade foi colocada durante reunião com o governador do estado, Eduardo Riedel (PSDB) e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB). A construção, inclusive, está em Três Lagoas, cidade natal da emedebista.
O encontro ocorreu em 17 de agosto na sede da Petrobras, Rio de Janeiro (RJ), para discutir sobre o que foi dito por Prates no lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
A intenção é incluir verba para conclusão da UFN3 na próxima leva do PAC, prevista para ser lançada em novembro deste ano. “A UFN3, se for concluída, reduzirá a dependência de fertilizantes importados, ao mesmo tempo em que gerará empregos diretos e indiretos no país”, avalia Tebet na época.
Esta manhã, após participar de evento no Hemosul, em Campo Grande, o governador destacou que se trata de um empreendimento relevante não apenas ao Estado, que terá a movimentação na economia, mas para a região centro-oeste, forte na produção agrícola, que precisa de fertilizantes, e para o Brasil.