Liderança de Azambuja e Riedel é fortalecida nos encontros com os pré-candidatos da Fronteira e do Bolsão
Com a presença maciça e a vibrante participação das lideranças e pré-candidaturas de 27 municípios da Fronteira Sul e do Bolsão, o PSDB iniciou nos dois primeiros sábados do mês a série de encontros e debates organizados pelo Instituto Teotônio Vilela, órgão de apoio programático do partido. Denominada “Encontro de Lideranças Força Tucana”, a iniciativa foi aberta em Ponta Porã e teve a segunda etapa em Três Lagoas, com a adesão de 27 municípios, 15 da Fronteira e 12 do Bolsão.
Nestas plenárias a liderança do ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente do Diretório Regional, e do governador Eduardo Riedel, foram saudadas pela militância como peças decisivas da engrenagem partidária que vai atuar nos 79 municípios sulmatogrossenses nas próximas eleições. O objetivo é fortalecer ainda mais o PSDB, que atualmente é hegemônico em 51 prefeituras e reúne mais de 250 vereadores.
METAS LEGÍTIMAS
“Crescer e tornar-se cada vez mais forte constituem metas legítimas e necessárias de qualquer partido. Para que alcancemos a nossa, é preciso que façamos campanhas sempre bem preparados, com boas propostas e fazendo a leitura correta das aspirações da sociedade”, raciocina Azambuja. Com a mesma direção Riedel opina: “A credibilidade é indispensável. A política só tem crédito se o político e o partido tiverem crédito. Por isto a formação do militante é imprescindível”.
Estas mensagens foram reiteradas e compartilhadas nos debates e nas palestras, que tiveram entre os convidados especiais os deputados federais Geraldo Resende e Dagoberto Nogueira, a ex-senadora Marisa Serrano, o ex-deputado Ben-Hur Ferreira, Eduardo Guedes e ainda Fabrício Moser. Ao longo dos próximos eventos, outros palestrantes serão convidados para fazer abordagens temáticas, geralmente sobre o programa, a campanha e o exercício dos mandatos.
REPERCUSSÃO
Os encontros do PSDB estão reverberando nos municípios que receberam Azambuja, Riedel e as demais personalidades da legenda. Em Ponta Porã, o prefeito Eduardo Campos, pré-candidato a mais um mandato, afirma que a perspectiva partidária está reforçada. Para ele, os eleitores estão conscientes dos bons resultados que a gestão tucana oferece à população em suas diferentes demandas. “Isto reflete preparo, seriedade e responsabilidade política”, afirmou durante o encontro.
Do Cone Sul, lideranças tucanas que marcaram presença e saíram do encontro convencidas do papel construtivo que irão desempenhar nas disputas, destacaram a importância de Azambuja e Riedel. Consideram este aspecto decisivo, entre outros, os prefeitos Thalles Tomazelli (Itaquiraí), Lídio Ledesma (Iguatemi), Paulo César Franjotti (Japorã), Rogério Torquetti (Tacuru) e Alexandrino (Aral Moreira).
PREPARO
Segundo Riedel, é essencial a todo partido preparar os seus militantes para informar a população sobre o programa que defendem e fazer nas campanhas um debate propositivo e saudável. As lideranças destacaram também o formato idealizado pela equipe do ITV (Instituto Teotônio Vilela). Consideram-no muito eficiente, rápido e pontual, fatores que contribuem para oferecer boas estratégias eleitorais aos pré-candidatos às Prefeituras e às Câmaras Municipais. Azambuja vê com otimismo como será o desempenho das candidaturas tucanas:
“Faremos a diferença, mais uma vez. O foco tem sido demonstrar que é preciso encarar os problemas locais, apresentar uma boa proposta de governo e ter capacidade de gestão para fazer as entregas que a população espera”, defendeu. “Este é o pilar que sustentou o PSDB nacionalmente, quando assumiu o governo federal, e vem sustentando agora, no comando de Mato Grosso do Sul”, acrescentou.
Em Três Lagoas, o prefeito Ângelo Guerreiro enalteceu o respeito e a atenção que vêm sendo dadas ao Bolsão pelo governo estadual desde que Azambuja assumiu. “Temos uma gestão municipalista, que é parceira, que é presente e que investe onde tudo começa, que é o município”, disse. Os próximos encontros acontecerão em Coxim, Bonito e Campo Grande.
O presidente do ITV, Marcelo Miranda, avalia que os resultados têm sido dos mais positivos e a receptividade em todas as cidades é mais um fator de promissoras expectativas. “Temos cerca de 500 inscritos em cada evento, sem contar as lideranças locais presentes”, informou. A seu ver, a cada encontro um ânimo novo se instala no coração e na vocação de cada militante para servir bem ao seu povo.