Polícia Civil explica que identificou autores de ameaças violentas e pede para que responsáveis olhem mochilas dos alunos
O governo de Mato Grosso do Sul anunciou nesta quarta-feira (12) um pacote de ações para ampliar a segurança e coibir a violência nas escolas do estado. Algumas das medidas são voltadas para a rede pública de ensino, em especial, a estadual, e outras também contemplam as instituições privadas.
Entre as medidas anunciadas estão: monitoramento total das escolas, inclusive, dos portões de acesso e das cercanias; botão do pânico para acionamento de equipe policial que estará no local em no máximo seis minutos; entrada em operação até o fim do mês de central de monitoramento que acompanhará 298 escolas da rede estadual 24 horas por dia; implantação de núcleos de pesquisa e prevenção a acidentes de inteligência e segurança escolar na secretaria estadual de Educação; elaboração de cartilhas de orientação e procedimentos para alunos, pais e funcionários; ampliação do programa Escola Segura, Família Forte; capacitação para funcionários e professores; atuação preventiva da Polícia Civil para identificar por meio dos serviços de inteligência autores de supostas ameças e incitações e também aqueles que divulgam informações falsas, principalmente em redes sociais, causando alarde e insegurança; visita prévia de equipes da PM a todas as equipes para orientação e abordagens técnicas; apoio multiprofissional as pessoas para situações que ocorram nas escolas.
O Plano Estadual de Segurança nas Escolas, foi anunciado pelo governador Eduardo Riedel, o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, a delegada-geral adjunta de Polícia Civil, Rozeman Geise Rodrigues de Paula, da subcomandante-geral da PM, coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião; do presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Valdir Couto de Souza Júnior e do presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro.
O governador Eduardo Riedel ressaltou ainda a importância do papel das famílias na prevenção a violência nas escolas. “Nenhum instrumento, nenhuma ação vai substituir a participação dentro de casa. É claro que não temos o controle de tudo, mas queremos que as famílias estejam atentas neste momento, que possam estar conversando com seus filhos”.
Estiveram presentes no lançamento autoridades de todo o estado, como o deputado e presidente da Assembleia Legislativa (ALEMS) Gerson Claro, a coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião e o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e Prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior.
A coronel Neidy Centurião explica que a Polícia Militar realiza rondas diárias nas escolas. “Os policiais todos os dias vão até as escolas, para orientação e até abordagem dos alunos”, declara. O patrulhamento escolar é feito por policiais militares levando em consideração dados de inteligência da Sejusp.