Senador afirma que é preciso endurecer as punições para barrar a violência e os tumultos
Botafoguense “doente”, apaixonado por esportes em geral, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) ajudou o Senado a dar mais um passo importante no esforço nacional para frear a crescente onda de violência nos estádios. Ele apresentou relatório, aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal, ao PL 2.086/2022, do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que eleva a pena para crimes de tumulto ou violência em eventos esportivos.
Nelsinho Trad defendeu o relatório do colega, senador Sérgio Petecão (PSD-AC). “Há muitos casos de violência praticada por pessoas que se disfarçam de torcedores, sobretudo no futebol. Precisamos de penas mais rigorosas temporariamente para combater a impunidade”, enfatizou o parlamentar. A proposta segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Pelo projeto, a pena de um a dois anos de reclusão passa para dois a quatro anos. O senador citou exemplos de barbaridades, como o jogo entre o Santos e o Corinthians, em 2022, com invasão de torcedores santistas e agressão aos corinthianos, e a partida entre Palmeiras e Flamengo, quando uma garrafa quebrada foi lançada contra torcedores palmeirenses, matando a jovem Gabriella Anelli, de 23 anos.