Apresentar emendas parlamentares e principalmente assegurar que os recursos federais nelas previstas cheguem a seus estados, são desafios que diferenciam o desempenho dos 594 mandatos do Congresso Nacional, sendo 81 no Senado e 513 na Câmara dos Deputados. E a capacidade na busca de verbas da União figura certamente entre os motivos que levaram os eleitores de Mato Grosso do Sul a avaliar quais os seus melhores senadores, dando as melhores pontuações para Nelsinho Trad (PSD) e Tereza Cristina (PP).
Para 31% dos sul-mato-grossenses, Nelsinho Trad é o melhor dos três representantes senatoriais do Estado, conforme revela o Instituto Ranking Brasil. Embora com pontuação maior, ele está tecnicamente empatado com a senadora Tereza Cristina, com 30,5% de citações. Recentemente, ela filiou ao seu partido a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, incentivando a sua candidatura à reeleição.
Por sua vez, a terceira senadora de Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (Podemos), teve 4,9% de aprovação ao seu mandato. Ele foi candidata à Presidência da República, mas sua performance nas urnas não ampliou seu alcance nesta modalidade de consulta. Dos entrevistados por esta pesquisa, 33,6% não souberam responder ou não responderam.
LULA
O Instituto Ranking Brasil Inteligência também foi saber a avaliação da opinião pública local sobre o presidente Lula. Se na recente e polarizada disputa presidencial a vantagem em Mato Grosso do Sul foi de Jair Bolsonaro (PL), agora o petista aparece em situação bem melhor: ele é aprovado pela maioria (55,5%) da população. Mas o índice de reprovação ainda é alto: 40,5%. Os que não souberam e não responderam somam 4%.