Presidente da Câmara afirma que o maior compromisso de todos os mandatos é com o interesse comum
Para desenvolver um processo de entendimento harmônico, mas sem interferência na autonomia política e institucional dos poderes, o vereador Epaminondas Vicente da Silva, o Papy (PSDB), é presidente da Câmara Municipal de Campo Grande desde o primeiro dia deste ano. Eleito com o voto unânime dos 28 colegas, ele afirma que desde o primeiro momento, e logo após a posse, a atual Mesa Diretora deu início aos trabalhos da gestão do biênio, com duas diretrizes centrais: diálogo e foco total nas prioridades.
Segundo Papy, o maior compromisso dos 29 vereadores é colocar os seus mandatos inteiramente a serviço do interesse coletivo, do bem comum. “Acima das pautas partidárias ou ideológicas, o Legislativo deve colocar sempre as agendas que tratam das demandas da população, de seus anseios diversos, de suas legítimas aspirações, da evolução do município”, pontua.
Para o vereador, cabe à Câmara assumir a iniciativa dos debates mais importantes para, democraticamente, apontar o que não funciona e o que é necessário para responder, entre outras coisas, aos desafios de setores como a saúde pública, a educação, o transporte, o lazer, a segurança, a habitação e a abertura de mais vagas de trabalho. “A cidade cresce com velocidade e impõe que avancemos em todas as áreas. Precisamos investir, por exemplo, em acessibilidade, em modernidade, garantir pleno acesso à digitalização”, descreve.
RESULTADOS POSITIVOS
Com uma relação forte e propositiva entre Executivo e Legislativo, Papy está convicto que será possível potencializar o cenário de resultados positivos para o município. “Somos a ponte legítima entre a população e os poderes. Vamos fortalecer este relacionamento, mediante várias ações que debatem e concretamente apontam as soluções, como a Sessão Comunitária e as audiências públicas”, exemplificou. “Independência dos Poderes não significa oposição a governos. É prerrogativa constitucional, que se faz no dia a dia com o comportamento de cada um dos vereadores, valorizando seus próprios mandatos”, preceitua.
Para levar adiante tais diretrizes e alcançar os objetivos, Papy tem credenciais sólidas. Em seu terceiro mandato, alinha no tabuleiro de sua gestão as experiências acumuladas nos primeiros oito anos na Câmara e iniciativas como o projeto “Pé no Bairro”. “Percorri as sete regiões de Campo Grande. Mais do que conquistar votos, sempre defendi o contato permanente com a população, ouvir suas necessidades e servir de ponte com o Executivo, para melhorar a rua, a iluminação pública, a segurança ou até viabilizar uma praça de esporte e lazer, como foi no Tijuca”.