Uma das propostas é fazer a “busca ativa”, indo até a casa de quem está desempregado e oferecer uma chance
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), participou ontem do lançamento do “MS Qualifica para um novo futuro”. O Plano Estadual de Qualificação Profissional objetiva inserir cerca de 132 mil sul-mato-grossenses no mercado de trabalho em Mato Grosso do Sul.
“Qualificar mão de obra, ferramenta fundamental para a inclusão econômica. Este é o foco do MS Qualifica e a nossa Assembleia Legislativa não vai faltar. Vamos votar esse importante projeto para Mato Grosso do Sul”, disse o presidente Gerson Claro (PP). Ele recebeu ontem (02), do governador Eduardo Riedel (PSDB), o texto que estrutura o MS Qualifica.
O Projeto de Lei 121/2023 é a primeira ação do MS Qualifica. A matéria que iniciou sua tramitação na ALEMS institui no Estado o Programa Estadual de Qualificação Profissional para Motoristas de Veículos de Carga e de ônibus – Voucher Transportador. O objetivo é atender às diretrizes de empregabilidade de inclusão social e de inserção no mercado de trabalho de motoristas condutores de transporte de cargas, e de passageiros habilitados nas categorias, e nas gradações exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O ‘Voucher Transportador’ oferecerá aos beneficiários que tem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) o acesso gratuito ao processo de habilitação para mudança de categoria, para as gradações D ou E, e cursos de qualificação profissional na categoria previamente habilitada. Entre as autoridades presentes durante o lançamento do MS Qualfica estava o deputado estadual João César Mattogrosso (PSDB).
Resultados
Mato Grosso do Sul tem a terceira menor taxa de desemprego do Brasil (3,3%). O governador reconheceu os bons números, mas diz que a meta é estar na primeira colocação, aumentando a renda dos trabalhadores e dando mais qualidade ao serviço prestado.
“Ao lançar este plano estadual robusto e importante, estamos cumprimos o compromisso firmado com a sociedade. Este é só o início da caminhada, de uma jornada que vai ajudar as pessoas a se inserirem no mercado de trabalho, atender a demanda da iniciativa privada e dar mais qualidade de vida à população. Estamos imbuídos deste propósito”, afirmou Riedel.
O MS Qualifica já tem alguns projetos iniciais definidos, entre eles o “Voucher de Desenvolvedor de Sistemas” para programadores de software, qualificação para mulheres na fronteira, programa para pessoas com deficiência, busca ativa de trabalhadores que estão desempregados, qualificação rápida em massa, e qualificação para setor hoteleiro.