Campanha de prevenção ao câncer e apoio às pacientes tem adesão maciça de deputados e servidores da Alems
Com a decidida e vibrante participação dos 24 deputados estaduais e do corpo de servidores, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) está mais uma vez demonstrando sua presença solidária nas manifestações de solidariedade e ações pela cidadania. No chamado “Outubro Rosa”, até o dia 29 próximo um espaço no saguão do Palácio Guaicurus estará disponível para as doações de kits de beleza e esperança às mulheres que fazem tratamento de câncer.
O presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP), assinala que a campanha precisa ser vivida por toda a sociedade e não se resumir a apenas um mês, e sim a cada dia do ano. Em apoio às entidades empreendedoras do Agora e Rede Negócios Árvore da Vida, a Mesa Diretora convidou os colaboradores a estarem vestidos de rosa para fotos e vídeos na rampa de acesso da sede do poder. “A conscientização talvez seja o principal papel da nossa Casa. É uma doença que acomete muitas mulheres e a partir do momento que a gente consegue conscientizar a fazer a prevenção, a gente cumpre o nosso papel”, afirmou.
ELAS E ELES
A Alems realiza este movimento anualmente. “Não só parlamentares mulheres, mas também os deputados homens e todos os funcionários”, disse Gerson. Podem ser entregues na campanha itens de maquiagem e de higiene pessoal, como água micelar, água termal, batons, blush, delineador, óleo corporal, lápis de sobrancelha, desodorante, perfume, sabonete líquido e os hidratantes corporal e labial.
Para a presidente da Escola do Legislativo, a deputada Mara Caseiro (PSDB), é essencial que as mulheres se conscientizem. “Eu, que já passei pelo câncer de mama, acabei buscando o exame tardiamente, depois de sentir um nódulo. Por conta disso, tive que fazer quimioterapia e radioterapia”, recorda. A deputada Lia Nogueira (PSDB) emenda: “A consciência é que move a decisão de buscar tratamento e cura”.
O Instituto Nacional do Câncer (INC) prevê mais de 73 mil novos casos no Brasil este ano. Cerca de 1% dos casos são notificados nos homens, porém o maior número de óbitos é das mulheres. Para este ano estima-se 910 novos casos em Mato Grosso do Sul. No Estado, a campanha Outubro Rosa foi instituída pela Lei 4.541/2014, autoria do deputado Zé Teixeira (PSDB), com a coautoria de Mara Caseiro e da ex-deputada Dione Hashioka.