Consulta mostra governador com mais de 80% de aprovação e 53% de bom e ótimo junto à população
De 1º de janeiro a 30 de julho, Eduardo Corrêa Riedel (PSDB) teve sete meses para executar pouco mais da metade de seu primeiro mandato de governador e aplicar, nesse período, uma parte substancial de suas ideias e propostas. O julgamento popular sobre seu desempenho foi aferido em uma pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência, que apontou clara sintonia entre governo e governados.
A consulta quis saber, objetivamente, qual a opinião e o veredito dos sul-mato-grossenses sobre o governador no cumprimento de seu mandato. Para 80% dos entrevistados o desempenho de Riedel nestes sete meses está aprovado. Os que reprovam são apenas 15,4%, enquanto 4,6% não sabem ou não responderam.
Já na escala de classificação por nível de desempenho, Riedel é bom ou ótimo para 53,40% dos eleitores, contra 13% que o consideram ruim ou péssimo. Os que o classificam regular são 29%, ao passo que 4,60% não sabem ou não responderam.
A pesquisa foi contratada pelo site Diário MS News e realizada de 24 a 30 de julho. O intervalo de confiança adotado é de 95%, com margem de erro máxima estimada em 1,8 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas três mil pessoas partir dos 16 anos – portanto, no gozo de seus direitos eleitorais de voto.
Os 30 municípios percorridos pelos pesquisadores: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Corumbá, Naviraí, Aquidauana, Nova Andradina, Sidrolândia, Rio Brilhante, Paranaíba, Maracaju, Coxim, Fátima do Sul, Amambai, Caarapó, São Gabriel do Oeste, Ivinhema, Miranda, Chapadão do Sul, Jardim, Anastácio, Bonito, Bataguassu, Aparecida do Taboado, Bela Vista, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Cassilândia e Itaquiraí.
A leitura desta amostragem indica que a afirmação do planejamento estratégico é sólido e está avançando. Eduardo Riedel e o seu estilo de governar ganham um forte impulso popular. Assim, é possível constatar que a gestão técnica, mas com sensibilidade política, o olhar moderno e futurista e o zelo rigoroso na aplicação dos recursos publicos – além das perspectivas de incremento das políticas sociais e de fomento econômico – são diretrizes prioritárias endossadas pela sociedade