Governador ressalta investimentos como a Rota Bioceânica entre as pautas comuns aos dois países
Agendas de elevado alcance econômico e política para os dois países ilustraram a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB) na localidade paraguaia de Luque, na última quinta-feira, 07. Durante a concorrida 15ª Expo Brasil-Paraguai. Na cidade paraguaia de Luque, além das visitas que recebeu no estande organizado pelo governo estadual em parceria com o Sebrae-MS e o Sistema Fiems, Riedel, empresários e autoridades, entre as quais o presidente Santiago Peña, abordaram temas de interesse comum aos dois países.
Confira o vídeo de Riedel.
“Discutimos questões que são de fundamental importância, como a Rota Bioceânica, a navegação no Rio Paraguai e as matrizes energéticas. O Paraguai está fazendo a sua parte e o nosso Estado também, porque temos um olhar comum pelo desenvolvimento sustentado”, afirmou Riedel. Ele fez questão de gravar e divulgar um vídeo específico com suas impressões sobre o evento e as conversas que participou. “Nossa integração avança, com destaque para a Rota Bioceânica, na conexão com os portos do Chile, passando por Paraguai e pela Argentina”, emendou.
Os dirigentes da Tecnodil, líder do consórcio PYBRA, responsável pela construção da ponte da Rota Bioceânica, disseram que a obra segue dentro do cronograma, com entrega prevista para fevereiro de 2026. A empresa pretende instalar uma unidade em Mato Grosso do Sul. A comitiva também se encontrou com dirigentes da Paracel, que faz investimentos de US$ 3 bilhões na área de celulose na região de Concepción, no Paraguai. O grupo busca uma cooperação em qualificação profissional com parceiros de Mato Grosso do Sul, criando assim um grande cluster na área da celulose.