Por Mato Grosso do Sul, o senador Nelsinho Trad se comprometeu a dialogar com o presidente do Senado para agilizar a aprovação da matéria
Após manifestação na semana passada no Plenário do Senado sobre as condições do Pantanal de Mato Grosso do Sul, o senador Nelsinho Trad foi se reuniu com o vice-presidente Geraldo Alckmin para discutir a situação crítica de incêndios no bioma. Estiveram presentes também a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e representantes de outros órgãos governamentais.
“A sensação de impotência é grande. Quando você está na região e vê o fogo se alastrando, sente-se como se estivesse diante de um paciente com hemorragia grave que precisa ser estancada imediatamente. Reforço a necessidade de uma resposta mais focada e aprimorada no enfrentamento ao fogo. Do ponto de vista humano, é quase impossível controlar o fogo com os recursos atuais”, destacou o senador Nelsinho Trad.
Incêndios no Pantanal: uma crise Sem precedentes
Desde 2020, o Pantanal enfrenta incêndios devastadores, agravados pelo déficit hídrico e pelas altas temperaturas. Estudos mostrados na reunião indicam que 2024 é um dos anos mais desafiadores, com a pior disponibilidade hídrica em décadas e um déficit acumulado de 270 mm no Rio Paraguai. De janeiro a junho, a área queimada já supera a de 2020, ano recorde de queimadas no Pantanal. De acordo com a ministra do Meio Ambiente, a maior parte dos incêndios é criminal ou começa por negligência.
Medidas de combate e coordenação
Como enfrentamento à crise, foi instalada uma sala de situação para monitoramento contínuo. As equipes de combate foram reforçadas também, com previsão de efetivo composto por 500 pessoas. Além disso, cinco aeronaves e mais quatro das Forças Armadas estão sendo usadas para áreas de difícil acesso.
Cooperação com o Legislativo
A urgência na tramitação do PL 1818/2022, que trata do manejo integrado do fogo, foi identificada como fundamental durante a reunião. “Precisamos de um apoio pela articulação para aprovação”, enfatizou o vice-presidente, Geraldo Alckmin.
Por Mato Grosso do Sul, o senador Nelsinho Trad se comprometeu a dialogar com o presidente do Senado para agilizar a aprovação da matéria.
Também se colocou à disposição para ajudar na articulação, dentro da Casa, por mudanças que vão possibilitar ajuda internacional. “Exemplo do Chile, que possui aeronaves para atuar no combate ao fogo, mas sem autorização para esse apoio por causa da lei de aviação brasileira”, explicou o senador Nelsinho Trad.