O senador reafirmou compromisso com a Embrapa, especialmente no contexto das mudanças climáticas e de soluções sustentáveis


O senador Nelsinho Trad participou, na manhã desta segunda-feira (24), do lançamento oficial da Dinapec 2025, uma das principais vitrines tecnológicas da agropecuária brasileira, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O evento, promovido pela Embrapa e pelo Governo de Mato Grosso do Sul, ocorre até quarta-feira (26) e tem como destaque o 1º Fórum Pré-COP 30 sobre Sustentabilidade da Produção de Bovinos no Brasil. “Que orgulho é ser de Mato Grosso do Sul. Sou o presidente do Parlamento Amazônico e estamos discutindo essas pautas para a COP 30”, afirmou o senador.
Presidente da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Embrapa no Senado, o senador Nelsinho Trad é um dos principais defensores da valorização da pesquisa agropecuária no Brasil. Durante o evento, ele reafirmou seu compromisso com a Embrapa, especialmente no contexto das mudanças climáticas e da necessidade de soluções sustentáveis.
Ele celebrou uma conquista recente: o aumento de mais de 100% no orçamento da Embrapa, aprovado na semana passada. “Foram várias reuniões que a gente fez com a presidente me subsidiando de condições para que eu pudesse, como fui, ir à tribuna, falar, chegar no Fávaro, nosso ministro, e dizer da importância que é para o Brasil, e é um orgulho para nós, a Embrapa. Conquistamos com isso, governador Riedel, um aumento, um acréscimo de mais de 100% no orçamento que foi aprovado quinta-feira passada, estamos só aguardando a vinda do presidente para poder ter a sanção efetivamente”, destacou o senador.
Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Nelsinho Trad frisou a importância de inserir o agro brasileiro nas discussões internacionais sobre clima e desenvolvimento sustentável, em especial com a proximidade da COP 30, que será realizada em Belém (PA), no final de 2025. “Nosso Estado é berço de iniciativas como a Carne Carbono Neutro e a Carne Baixo Carbono. Vamos mostrar ao mundo que é possível produzir respeitando o meio ambiente e gerar oportunidades com responsabilidade”, disse o senador.