Para ex-governador e dirigente do PSDB, eleição de Tomazelli na Assomasul indica qualificação na política
O ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente regional do PSDB, considera o modelo municipalista de gestão um fator determinante para que a política alcançasse em Mato Grosso do Sul um nível de qualificação e de maturidade dos mais elevados. Suas afirmações foram feitas ao reverberar a eleição, em chapa única, da nova diretoria da Assomasul (Associação dos Municípios), presidida pelo prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli (PSDB).
“A população mora nos municípios. E é por isso que o municipalismo, organizado e forte, consegue levar obras e serviços mais rapidamente para cada comunidade, fazendo a diferença para melhor na vida das pessoas”, afirmou Azambuja, ao participar da posse de Thalles Tomazelli, que substituiu o prefeito de Nioaque, Valdir Couto Jr. “Só há um caminho garantido para encontrar as boas soluções de governança: é o entendimento republicano que só o municipalismo oferece a cada gestão”, advoga.
OUVIR O POVO
Presidente da entidade no biênio 2000-01, quando era o prefeito de Maracaju, Azambuja lembra que desde sua primeira gestão de governador, em 2015, sentiu nas lideranças municipais o desejo de ter sua voz ouvida e atendida nos programas governamentais. “Não há nada de novo no conceito municipalista, a não ser adotá-lo na prática e no conceito de governar, dando ouvidos e atenção a quem quer falar e propor, incentivando o protagonismo de todos os interlocutores da população”, assinalou.
“O municipalismo é um bom modelo de política administrativa que passou de mero discurso para uma prática de sucesso aqui em Mato Grosso do Sul”, reitera. Para Azambuja, a eleição de Thalles Tomazelli em chapa única e com unanimidade de votos indicou coesão e compromisso com uma política que vem transformando o Estado. “Comecei o Governo Presente e meu sucessor (Eduardo Riedel) toca o MS Ativo. São duas faces de uma mesma moeda: o fortalecimento das cidades com parcerias entre prefeituras e o governo estadual. Assim, ninguém fica para trás”, finalizou.