Ex-governador defende diálogo e transparência para construir parcerias resolutivas
Ao fazer sua palestra no I Encontro dos Municípios de Mato Grosso do Sul, o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que conceitos como diálogo, responsabilidade e transparência foram determinantes para que o olhar municipalista de seus dois governos (2015-22) propiciasse ao Estado a superação das crises e a retomada do crescimento. “Encaramos as dificuldades e retomamos o desenvolvimento, isto com todos os municípios superando e crescendo também”.
Com o tema sobre Gestão Municipalista, Azambuja ganhou a atenção concentrada dos prefeitos e secretários, sobretudo quando fez a qualificação das características de governo. “Se Mato Grosso do Sul é um Estado com resultados de referência nacional, deve-se a uma gestão pública corajosa e eficiente, a uma política municipalista que saiu do discurso e tornou-se uma realidade”, enfatizou.
Ao falar sobre sua palestra, Azambuja resume: “Eu disse aos prefeitos que, para fazer municipalismo, não existem milagres. Existem atitudes”. E completa: “É preciso fazer gestão, gastar menos com a máquina pública para gastar mais com as pessoas e poder multiplicar os recursos somando forças com os municípios. Tendo recursos pra fazer é preciso dialogar com os municípios para conhecer as prioridades e gastar certo. A sequência é: reformar, planejar, dialogar e executar”, recomenda.