O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, dará início a uma série de compromissos em Mato Grosso do Sul nos próximos dias, com o objetivo de promover iniciativas que beneficiem os trabalhadores rurais. A visita, marcada para o dia 24 de julho, inclui a entrega das posses regularizadas (Contratos de Concessão de Uso) no Distrito da Nova Itamarati, a partir das 14h.
Além disso, estão previstas diversas outras atividades ao lado de autoridades regionais e federais do MDA, Incra, Governo e prefeitura de Ponta Porã.
O Superintendente Regional do Incra de Mato Grosso do Sul, Paulinho Roberto, destaca que essa será a primeira vez, durante a atual gestão federal, que o Ministro Paulo Teixeira visita o Estado.
“A visita também representa um marco importante, uma vez que divulgará as diretrizes do plano emergencial para retomada do processo de reforma agrária em todo o país. Além disso, serão encerradas as conferências estaduais que promoveram discussões de pautas relacionadas à agricultura familiar em todos os municípios e suas regiões”, ressalta.
No dia 25 de julho, a partir das 8h30, o Ministro Paulo Teixeira participa da Conferência Estadual da Agricultura Familiar e do lançamento do Plano Safra 2023/2024, que acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo em Campo Grande. O evento conta com a presença de autoridades importantes, incluindo o Governador Eduardo Riedel, o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, o Deputado Federal Vander Loubet, o Deputado Estadual Zeca do PT, o Superintendente Regional do Incra, Paulinho Roberto, e a Coordenadora-Geral do MDA, Marina Nunes. Representantes de movimentos, autoridades municipais e órgãos também confirmaram presença.
Com o objetivo de discutir estratégias para promover o desenvolvimento e a sustentabilidade da agricultura familiar no estado, o evento menciona a importância do novo Plano Safra, que trará incentivos e programas para fortalecer o setor agrícola e beneficiar os trabalhadores rurais.
O Ministro Paulo Teixeira ressalta a importância dessas iniciativas para impulsionar o desenvolvimento do setor agrário em Mato Grosso do Sul, enfatizando o compromisso do Governo Federal com o bem-estar dos trabalhadores do campo e o desenvolvimento sustentável da região.